Home / Algarve / Para os próximos dias continua o alerta para altas temperaturas e risco de incêndios

Para os próximos dias continua o alerta para altas temperaturas e risco de incêndios

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil emitiu um novo alerta à população, derivado da continuação do tempo seco e quente e das condições propícias a incêndios rurais.
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas 48 horas, salienta-se a continuação do tempo quente e seco, com vento moderado e temperaturas máximas com valores acima dos 33ºC no interior do Algarve. Estão também previstas noites quentes, acima dos 20ºC e encontram-se reunidas as “condições meteorológicas propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial a partir da noite de hoje.”

Assim o risco de incêndio é, na região do Algarve, Máximo ou Muito Elevado, bem como em grande parte do país. Motivos que levam a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil a recordar as medidas preventivas que se encontram em vigor até ao dia 30 de setembro:
 PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
 PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
 PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;
 PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
 PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
 PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
 PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias, e nos municípios, com Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
 OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

GNR deteve grupo criminoso que atuava também em Silves

A GNR deteve um grupo de cinco pessoas que desenvolvia atividade criminosa em vários concelhos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *