Em junho de 1996, os Paços do Concelho da Câmara Municipal de Silves receberam a visita da grande fadista Amália, muito provavelmente a sua última visita à cidade.
Um acontecimento que teve honras de publicação no Boletim Municipal da autarquia. Um momento que aqui se reproduz, em memória de Amália Rodrigues, que hoje faria 100 anos.

«Uma tarde de Junho, uma notícia percorreu os corredores da Câmara de Silves: a Amália Rodrigues está. E apesar de muitos pensarem que era mentira, a grande senhora do fado estava mesmo ali, sorrindo e dando autógrafos a quem lhe pediu.
Acompanhada de uma amiga, Amália Rodrigues deslocou-se a Silves para visitar o Museu da Arqueologia e depois a autarquia, sendo recebida pelo presidente José Viola. Em conversa, ambos recordaram episódios da carreira da fadista, que se encontra ligada a esta cidade através do sr. Alberto Costa que aqui viveu e que teve um papel relevante no lançamento de Amália como cantora. Facto que a mesma nunca esqueceu, razão pela qual se deslocou a Silves algumas vezes, enquanto o proprietário do Café Havaneza viveu.»