Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Projeto de Alojamento Local para Aves será desenvolvido nos 16 concelhos do Algarve

Projeto de Alojamento Local para Aves será desenvolvido nos 16 concelhos do Algarve

Promover um contacto mais direto da população com as aves é o objetivo principal do projeto “Alojamento Local para Aves” que irá ser desenvolvido nos 16 concelhos do Algarve.

O protocolo de colaboração foi assinado entre o ICNF – Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve e a Associação Vita Nativa – Conservação da Natureza, para a execução conjunta do “Projeto nº 359 “ALOJAMENTO LOCAL para AVES” aprovado pela agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) no âmbito do Programa Participativo Portugal – OPP.”

Assinatura do protocolo entre Castelão Rodrigues, responsável do ICNF e os representantes da associação ambientalista

O projeto, de âmbito regional, foi proposto por Fábia Manuel Pinto Azevedo, dirigente e fundadora da Associação Vita Nativa, e venceu o OPP com um financiamento de 150 mil euros. O mesmo tem uma duração de 24 meses.
Os objetivos do “Alojamento Local para Aves” são o de “fomentar o interesse e proporcionar um contato mais direto da população em relação a avifauna, aumentar a disponibilidade de abrigo às espécies de passeriformes, com enfoque para os chapins e rapinas urbanas, e sensibilizar a população para a importância das aves no bem-estar dos ecossistemas urbanos do Algarve.”

Para tal, serão instalados dispositivos de captação de imagens em caixas-ninho ocupadas para transmissão em direto das imagens obtidas através de uma plataforma online, a criar, de acesso público.

Segundo o ICNF, a concretização do projeto enquadra-se nas competências deste organismo, que “tem por missão propor e executar politicas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade e das florestas”.

 

 

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Ciclo de Cinema ao Ar Livre volta a percorrer as freguesias do concelho de Silves

A Câmara Municipal de Silves, numa parceria com o Cineclube de Faro, irá promover um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *