Empresa de Messines desenvolve projeto relevante no combate à COVID-19

Uma empresa de São Bartolomeu de Messines, a Growin Particle, viu os seus projetos na lista dos “com potencial relevância no combate à Covid-19”, aprovados pelo Programa Operacional do Algarve CRESC Algarve 2020.

Os projetos da “Growing Particle” estão dirigidos para a produção de um gel alcoólico a 70 por cento para desinfeção das mãos, um bactericida não corrosivo para aplicação em superfícies em contacto com os alimentos e um higienizante de superfícies, com álcool e bactericida, sem cloro, para aplicação em vários espaços e superfícies.

Esta empresa, nascida em 2009, com produtos e serviços para o tratamento das águas e limpeza “fundada no início de uma crise” tenta agora “ultrapassar esta nova crise, apostando em produtos inovadores”, como nos disse Daniel Silva, responsável pela Growing Particle. No início a empresa apostou em produtos para piscinas, mas foi desenvolvendo outras áreas e produtos e brevemente irá apresentar novidades, num crescimento para o qual espera poder “contar com o apoio das forças vivas do concelho”, acrescenta Daniel Silva.

A sede da Growing Particle

Atualmente, a Growing Particle, que se encontra na zona industrial do Ribeiro Meirinho, no Algarpark, em São Bartolomeu de Messines, decidiu investir na criação de produtos relacionados com a situação de pandemia e nesse contexto viu o seu projeto aprovado pelo CRESC Algarve 2020.

Esta é uma forma, esclarece a CCDR Algarve, de “fazer chegar o apoio europeu a empresas que apostaram em investimentos novos ou melhorados, de serviços, métodos de fabrico, logística ou de distribuição. Os projetos são protagonizados por empresas de pequena dimensão que identificaram oportunidades proporcionadas pela pandemia e criaram, reconverteram ou adaptaram os seus serviços para a produção e comercialização de máscaras, viseiras, publicidade ou mesmo na certificação de produtos.
O montante total de fundos da União Europeia atribuídos aos projetos aprovados é de dois milhões de euros e a sua plena concretização permitirá um investimento total superior a três milhões de euros no Algarve e a criação ou manutenção de várias dezenas de postos de trabalho.”

Outro projeto em breve em Messines

Entre outros projetos aprovados, encontra-se o projeto projeto luso-italiano “Ambition & Honesty – Equipamentos Médicos”. Está vocacionado para a rotulagem e esterilização de dispositivos médicos e outros artigos e equipamentos hospitalares; indústria e distribuição por grosso e a retalho de preparações e artigos farmacêuticos, de importação e exportação, fabrico, montagem, acondicionamento, execução, renovação, remodelação instrumentos e dispositivos médicos, médico-cirúrgicos e outros artigos e equipamentos hospitalares. E ainda importação e exportação, fabrico e distribuição por grosso e a retalho de artigos de higiene pessoal, cosméticos, artigos têxteis e vestuário.
Segundo a nota da CCDR Algarve, tem uma “unidade fabril prevista para São Bartolomeu de Messines”.

Os outros projetos aprovados são das empresas Muse´s & Soul” , LabPrint, World Wide Design, Pink Pigments, DOP – Digital Offset Print, Opção Relâmpago Publicidade, ZENonline e Janela das Ideias. A lista completa pode ser consultada no site da CCDR Algarve, sendo que está anunciada a divulgação de mais aprovações nos próximos dias.

O Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 lançou já três avisos destinados a apoiar projetos em todas as áreas de atividade associada ao Covid-19, para os quais reservou um montante indicativo de 12 milhões de euros, “de forma a dar resposta às necessidades imediatas e a médio prazo de empresas e instituições do Algarve, encontrando-se mais algumas dezenas de candidaturas em apreciação”.

Veja Também

União das Freguesias de Algoz e Tunes está a contratar

A União das Freguesias de Algoz e Tunes tem aberto um concurso de recrutamento para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *