Bandeira Verde vai distinguir freguesias e municípios com boas práticas de sustentabilidade

«Faz do verde a tua bandeira» é o mote que dá vida à nova parceria estabelecida entre a Altice Portugal, através do MEO, e a Associação Bandeira Azul da Europa.
“A Bandeira Verde identifica e reconhece as boas práticas de sustentabilidade dos territórios em Portugal. Desafia as entidades governamentais e a população em geral a projetar a construção de um futuro melhor”.
Segundo as entidades promotoras, este é um “projeto único em Portugal”, que visa galardoar anualmente os municípios e bienalmente as freguesias com as melhores práticas de sustentabilidade.

“É um conceito agregador que distingue os municípios (ECOXXI) e as freguesias (Eco-Freguesias XXI), que querem ser parte integrante deste movimento de mudança e por isso mesmo cumprem um conjunto de critérios de sustentabilidade.”

O programa Bandeira Verde ECOXXI pretende reconhecer os municípios portugueses com políticas e ações em torno de 21 indicadores e mais de 65 subindicadores de sustentabilidade. Os municípios que queiram candidatar-se devem submeter a candidatura até 30 de setembro.

No que respeita ao programa dedicado às freguesias, Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI, o mesmo propõe-se a incrementar a sustentabilidade e nível local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que oferecem melhor qualidade de vida aos seus habitantes. As candidaturas encerram a 15 de janeiro de 2021.

Veja Também

Reciclagem cresce 13% em ano de pandemia

A recolha seletiva de embalagens em 2020, em Portugal, aumentou 13%, face a 2019, tendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *