Somos Mesmo Inclusivos Silves – projeto contra a pobreza infantil

Somos Mesmo Inclusivos! Este é o mote que dá o nome ao novo projeto da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, de mãos dadas com a Câmara Municipal de Silves, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. O mesmo começa agora, no mês de julho, a ser desenvolvido!

Decorria o verão de 2019 quando a Câmara Municipal de Silves lançou o repto à Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines. Executar um Contrato Local de Desenvolvimento Social, co financiando pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português, de forma a impulsionar uma maior coesão social.
O S.M.I.( Somos Mesmo Inclusivos), foi aprovado no passado mês de maio, e iniciará este mês,, com uma equipa pronta e motivada!

Nos meses que antecederam o início oficial do projeto, foram feitos contactos com os presidentes de junta de freguesia, com as equipas de trabalho social do Concelho, com professores, técnicos e instituições locais, de forma a estabelecer parcerias de cooperação e fomentar o trabalho em rede.

Sob a medida inerente ao eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil, o intuito do projeto é trabalhar com crianças/jovens e famílias mais vulneráveis do concelho de Silves, apoiando nas diversas áreas sociais. Todo o projeto foi traçado numa perspetiva de chegar à população, da serra ao mar.

Cientes das distâncias e das discrepâncias sociais associadas às especificidades de cada local, foram desenhadas atividades que envolvessem miúdos e graúdos, potenciando comportamentos e diminuindo o risco de cada família. Convictos de que apenas em equipa é possível apoiar de forma estruturada, o S.M.I. surge como um projeto de todos e para todos!

A equipa, formada por uma coordenadora, uma psicóloga, e dois educadores sociais, irá percorrer todas as freguesias do concelho desenvolvendo acompanhamentos sociais; campos de férias nas pausas letivas para crianças com menos oportunidades; apoio psicopedagógico e ações de informação dentro e fora da escola em parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho; atividades culturais/desportivas em articulação com as associações existentes e promoção de competências parentais, através de ações de formação e acompanhamento familiar.
Um trabalho que se estende às diferentes faixas etárias, sempre com o objetivo de contribuir para o bem-estar da criança/jovem, com apoios direcionados às necessidades especiais e sobretudo um trabalho em rede com os parceiros que já se encontram no terreno.
Juntos num apoio multidisciplinar, à distância de um clique ou de um telefonema. Estamos cá!

Visite a nossa página Facebook: http://Somos Mesmo Inclusivos CLDS 4G

Site: https://sites.google.com/casapovomessines.pt/smi/
Contacto: 967686473

Texto e Imagens: Catarina Seguro Pereira
(Coordenadora CLDS-4G / Casa do Povo SB Messines)

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

4ª Semana/ Maio Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 761 101 801 Carta Dominante: 10 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *