Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Proteção Civil alerta para temperaturas altas e risco de incêndio

Proteção Civil alerta para temperaturas altas e risco de incêndio

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta a população para as temperaturas bastante altas que são esperadas nos próximos dias e para um risco acrescido de incêndios.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas favoráveis ao incremento do risco de incêndio, devido ao tempo quente e seco.
São esperadas temperaturas máximas com valores acima de 30ºC, na generalidade do território devendo atingir valores a rondar 40°C no interior no domingo e segunda-feira (5 e 6 julho), com possibilidade de ocorrerem noites tropicais no interior e no Algarve a partir de domingo. Esta subida de temperatura deve-se à advecção de uma massa de ar quente e seco proveniente do norte de África.
Quanto ao vento, ele será irá predominar de noroeste, por vezes fortes (até 45 km/h) no litoral oeste (com rajadas até 65 km/h apenas hoje) e nas terras altas. Rotação para nordeste durante a noite no interior Norte e Centro.
Face a estas condições, prevê-se que o risco de incêndio se mantenha muito elevado/máximo no interior do país e no Algarve, com maior agravamento a partir de domingo.

Assim, a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) recorda as medidas preventivas que se encontram em vigor neste período crítico que começou a 1 de julho e se prolonga até 30 de setembro:

PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas sem autorização. Informe-se na sua câmara
municipal ou pelo 808 200 520.
 PROIBIDO fazer Queima de Amontoados sem autorização. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
 PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
 PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
 PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
 PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
 PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e
destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
 OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

A evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, está disponível no sítio da internet da ANEPC http://www.prociv.pt/pt

 

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Ciclo de Cinema ao Ar Livre volta a percorrer as freguesias do concelho de Silves

A Câmara Municipal de Silves, numa parceria com o Cineclube de Faro, irá promover um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *