Home / Sociedade / Educação / Vai ser removido o amianto de escolas de Armação de Pêra e Algoz

Vai ser removido o amianto de escolas de Armação de Pêra e Algoz

Foi hoje publicada, em Diário da República, a lista das 578 escolas onde o amianto vai ser removido. No Algarve são 31 estabelecimentos de ensino entre os quais a E.B. Dr. António Contreiras, em Armação de Pêra e a Escola Básica de Algoz.

As escolas incluídas neste programa são da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário e irão ser intervencionadas no âmbito de um programa orçamentado em 60 milhões de euros e que irá ser financiado por verbas comunitárias. As obras deverão ser feitas neste período, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à pandemia de COVID-19.

De acordo com o despacho conjunto do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, das 578 escolas, 218 ficam no Norte, 163 na Área Metropolitana de Lisboa, 107 escolas no Centro, 59 no Alentejo e 31 no Algarve.

Segundo o referido despacho, no período entre 2014 e 2020 foi dada prioridade à remoção de materiais com amianto na sua composição presentes em escolas, o que permitiu “proceder à substituição de mais de 440 000 m² de coberturas constituídas por placas de fibrocimento em mais de 200 escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário” .

O objetivo final é o de garantir a remoção de todas as estruturas com amianto nas escolas públicas. Este material, que era usado com muita frequência até há poucos anos, foi proibido em 2005, por se comprovar a ligação entre a exposição a fibras de amianto e o desenvolvimento de vários tipos de cancro. Desde então tem sido removido das escolas e de outros edifícios públicos à medida que têm sido feitas obras de requalificação e modernização dos mesmos, mas ainda subsiste em muitos locais e muitos materiais de uso corrente que vão desde condutas aos depósitos e tanques para fornecimento e armazenamento de água, passando por coberturas, revestimentos de tetos e paredes, chaminés, pavimentos, armários, casas pré-fabricadas, tubagens para ventilação, fitas de estore e eletrodomésticos.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Câmara Municipal de Silves associa-se a “Dá-me um Abraço”

A Câmara Municipal de Silves junta-se à iniciativa das associações “8 Séculos de Língua Portuguesa” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *