Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / No Algarve e em Silves já se trabalha contra os incêndios

No Algarve e em Silves já se trabalha contra os incêndios

Desde o dia 1 de junho, encontra-se ativo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), com 818 operacionais e 200 veículos nesta fase inicial.
Para o período crítico de incêndios, de 1 de julho a 30 de setembro, a região irá contar com sete meios aéreos (5 helicópteros e 2 aviões); 833 operacionais; 206 veículos; 11 máquinas de rasto; 12 postos de vigia.
As Forças Armadas juntam-se a este esforço, efetuando as habituais ações de patrulhamento e vigilância.

Na apresentação pública do DECIR, foi também revelado que houve este ano um reforço de verbas para o combate aos fogos e pagamento aos bombeiros, por parte do Estado e também da AMAL – que reúne as 16 câmaras algarvias. Este ano, cada bombeiro que integre o DECIR de forma voluntária irá receber uma verba de 74 euros, isenta de tributação, por 24 horas de serviço.

Posto de Vigia da Proteção Civil Municipal (foto de arquivo)

Por cá, os Sapadores Florestais do Município de Silves já iniciaram os habituais trabalhos de vigilância aos incêndios rurais, numa ação que incide principalmente nas freguesias de São Bartolomeu de Messines, Silves e São Marcos da Serra, definidas como prioritárias no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

De salientar que, fora do período crítico de incêndios rurais, estas equipas têm estado ativas nos trabalhos de descontaminação da via pública, no âmbito do combate à Covid-19 e  ainda, em operações de silvicultura preventiva, encontrando-se presentemente na fase de aprontamento para Vigilância e Primeira Intervenção em Incêndios Rurais, como informa a Câmara Municipal de Silves.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Ciclo de Cinema ao Ar Livre volta a percorrer as freguesias do concelho de Silves

A Câmara Municipal de Silves, numa parceria com o Cineclube de Faro, irá promover um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *