Home / Economia & Emprego / Economia / Programa ComércioDigital.pt com novas iniciativas e apoios, para comerciantes e serviços

Programa ComércioDigital.pt com novas iniciativas e apoios, para comerciantes e serviços

A ACEPI – Associação da Economia Digital anunciou um conjunto de novas iniciativas para a fase pós-Covid no âmbito do Programa Comércio Digital, que “visam relançar o comércio e os serviços e apoiar a economia nacional.”
O Programa ComércioDigital.pt é uma iniciativa conjunta da ACEPI e da CCP (Confederação do Comércio e dos Serviços de Portugal), apoiada pelo governo português e cofinanciada pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia/FEDER), com o intuito de promover a digitalização de mais de 50 mil empresas da área do comércio e dos serviços no nosso país.

O ministro de Estado, da Economia e Transição Digital presidiu à sessão de lançamento oficial das novas iniciativas do Programa ComércioDigital.pt que teve lugar hoje, dia 16 de junho, a partir do Ministério da Economia e que contou igualmente com as presenças do secretário de Estado Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, do presidente da Direção da ACEPI e do presidente da CCP.

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, referiu na cerimónia que, no contexto da pandemia, se “não fosse o contacto digital, teria sido mais difícil para todos assegurar o acesso a bens e a serviços fundamentais. O contacto digital também permitiu a muitos operadores económicos, a muitas empresas do setor do comércio manter a atividade e permitiu aos consumidores portugueses familiarizarem-se com as compras online, assim como a operadores e consumidores familiarizarem-se com pagamentos online e ganharem confiança. Também acelerou muito a logística associada ao comércio digital e a dinamização e o acesso dos comerciantes a estes mercados virtuais, onde os consumidores podem mais facilmente contactar com a oferta de bens e serviços.”

“Esta aceleração e esta consciencialização foram passos importantes, mas precisam de ser acompanhados e, num Ministério que é, simultaneamente, da Economia e da Transição Digital, o apoio a estas iniciativas é absolutamente essencial”, acrescentou aquele responsável.

As novas iniciativas desenvolvidas pela ACEPI no âmbito do Programa Comércio Digital incluem: um novo site; a Academia Comércio Digital; Campanha Especial de Adesão ao Selo Confio.pt; Voucher 3em1; Webinars semanais; Linha Telefónica Gratuita de Apoio ao Comércio e Serviços; e uma Campanha Publicitária.

Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI, explicou que, “com a pandemia da Covid-19 muitos pequenos comerciantes perceberam que têm de ter uma presença online e a ACEPI quer apoiá-los nesta jornada. A forma de o fazermos foi desenvolvendo um conjunto de iniciativas para a fase pós-Covid, no âmbito do Programa do Comércio Digital, que já tínhamos em curso. Deste modo, iremos apoiar o comércio local a vencer os novos desafios lançados, colocando à disposição dos pequenos empresários locais do setor do comércio e serviços um relevante conjunto de ferramentas digitais, de acesso gratuito, que lhes permitirão iniciar as suas jornadas de transformação digital de forma prática, simples, rápida e eficiente, relançando os seus negócios no contexto do comércio online.”

INICIATIVAS PARA A FASE PÓS – COVID PARA O RELANÇAMENTO DO COMÉRCIO E SERVIÇOS EM PORTUGAL

Este anúncio inclui 7 iniciativas:
. Novo Website do Programa Comércio Digital;
. Academia Comércio Digital;
. Campanha Especial Adesão Selo Confio.pt;
. Voucher 3em1;
. Webinars Semanais;
. Nova Linha telefónica gratuita de apoio nacional ao comércio digital;
. Campanha Publicitária

NOVO WEBSITE
Peça central da comunicação e divulgação do Programa o site ComercioDigital.pt foi reformulado tendo em conta o novo contexto criado pela Covid-19 e a necessidade de responder de forma mais abrangente, completa e dinâmica às necessidades dos comerciantes que querem iniciar o seu negócio online ou/e evoluir para uma presença mais sofisticada. O novo website aposta num look and feel mais dirigido a estes objetivos, surge com os menus/seções reformulados que agora incluem informação sobre como Obter Ajuda; Como Fazer; Como Estar Informado, e um Diretório.

ACADEMIA COMÉRCIO DIGITAL
Academia do Comércio Digital é uma plataforma online que disponibiliza conteúdos formativos e ferramentas de capacitação para a economia digital. O objetivo é apoiar os empresários do comércio e serviços na digitalização dos seus negócios, de forma a poderem ganhar novos clientes e a expandirem-se para novos mercados. A Academia disponibiliza lições em vídeo e outras ferramentas de apoio, tais como apresentações, estudos, questionários etc.

As lições focam-se nas 7 principais vertentes a ter em conta na criação de um negócio online, nomeadamente: Diagnóstico e Plano de Comércio Digital; Registo do Domínio e Contas de Email; Criação do Website; Marketing Digital – Redes Sociais; Marketing Digital – Anúncios Digitais; Plataformas Agregadoras de Venda Online; e Loja Online.

CAMPANHA ESPECIAL DE ADESÃO AO SELO CONFIO.PT
selo Confio.pt é um certificado atribuído aos websites que cumpram as melhores práticas do mercado digital e funciona como uma garantia para os consumidores na aquisição de produtos e serviços através de comércio eletrónico e na utilização da internet em geral. Para isso, o selo CONFIO.pt tem subjacente o cumprimento de um Código de Conduta e um Regulamento e a sua atribuição vai depender de um processo de auditoria exigente, independente, objetivo, transparente e íntegro.

Esta é uma iniciativa promovida em conjunto pela ACEPI – Associação da Economia Digital, pela DECO e pela Associação DNS.PT, que no âmbito do Programa Comércio Digital, e de modo a incrementar a utilização do Selo Confio.PT por um maior número de entidades de elevada credibilidade em Portugal que potenciem o aumento da confiança dos consumidores portugueses lançaram uma campanha especial de adesão, que visa facilitar a adoção do selo para as empresas que se candidatem até ao final de setembro de 2020, nomeadamente: Isenção do Pagamento da Taxa de Submissão da Candidatura; Isenção do Pagamento da Concessão Anual do Selo até 31 de dezembro de 2020; Simplificação do Processo de Atribuição do Selo Confio.PT, permitindo a sua atribuição, à priori (i.e. com uma Verificação Prévia simplificada da Conformidade do website), com o compromisso da empresa em corrigir, no prazo de 30 dias, as não conformidades que possam ser encontradas pelas auditorias que venham a ser realizadas após atribuição do Selo.

Algumas das empresas mais relevantes que integram o ranking dos 20 maiores sites de Comércio Eletrónico em Portugal, segundo o Estudo Anual da ACEPI, já possuem este selo. Entre estas contam-se: a DPD, o El Corte Inglés, a FNAC, a La Redoute e o MEO. Também o site do Serviço Nacional de Saúde ostenta o Selo CONFIO.PT.

Podem candidatar-se todos os sites, exceto páginas web e de e-commerce dedicadas a serviços financeiros transacionais, jogos de fortuna ou azar, serviços de cuidados de saúde e venda de medicamentos e ainda websites relativos à construção, à reconstrução substancial, à compra e venda ou a outros direitos respeitantes a imóveis, exceto o arrendamento.

Os websites acreditados para o selo CONFIO podem aderir automaticamente ao Selo CONFIO Europeu da responsabilidade da Ecommerce Europe.

VOUCHER 3EM1
O parceiro .PT oferece vouchers dirigidos a microempresas e PMEs portuguesas das áreas do comércio e serviços, para registo de um domínio .pt gratuito pelo período dum ano. Esta oferta inclui também acesso a caixas de email e a ferramentas de construção e alojamento de websites.

WEBINARS SEMANAIS
Visando potenciar a divulgação e o esclarecimento sobre os principais temas, tendências e boas práticas para negócios na internet nesta fase Pós-Covid, o Comércio Digital vai realizar sessões, workshops e seminários online. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no site https://www.comerciodigital.pt/.

NOVA LINHA TELEFÓNICA GRATUITA DE APOIO NACIONAL AO COMÉRCIO DIGITAL
A ACEPI criou também uma linha nacional telefónica gratuita de apoio aos comerciantes que precisem de ajuda para começarem a usar as ferramentas digitais nos seus negócios – 800 100 236. Esta linha telefónica, presta serviços de atendimento gratuitos tendo em conta os vários níveis de maturidade digital dos comerciantes e dos seus negócios.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Tendo em atenção as alterações dos hábitos das pessoas provocadas pela Covid-19, a ACEPI irá igualmente levar a cabo um reforço das ações de comunicação e divulgação do Programa Comércio Digital nos media, incluindo um mix de televisão, rádio e imprensa e digital.  A linha de comunicação da campanha aposta numa comunicação direta, simples e eficaz e privilegia os formatos de vídeo.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Apresentação da “AlgarveAcolhe” – plataforma online de apoio aos investidores

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) promove um  webinar de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *