Home / Concelho / EB1 de Silves e de Alcantarilha vão ser remodeladas

EB1 de Silves e de Alcantarilha vão ser remodeladas

A EB1 de Silves e a EB 1 de Alcantarilha irão sofrer obras profundas de remodelação e ampliação num investimento de mais de dois milhões de euros.

O anúncio das obras foi feito pela Câmara Municipal de Silves que viu recentemente aprovadas, no âmbito do CRESC Algarve, as operações de Remodelação e Ampliação da EB1 de Silves e da EB1 de Alcantarilha, num investimento total elegível de aproximadamente dois milhões e 500 mil euros.
A intervenção mais alargada irá ser feita na EB 1 de Silves que vai ter o antigo edifício demolido. No seu lugar irá nascer uma nova construção, com dois pisos, com 13 salas de aulas, salas de aula e sanitários para alunos, professores e funcionários.
A intervenção inclui, ainda, a reorganização dos espaços exteriores, com a criação de uma zona de jogos para atividade física e recreio.
O Município de Silves afirma que “no que respeita à EB1 de Silves, o investimento elegível ascende a 1.735.808,08 euros, com um apoio financeiro da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 867.904,04 euros”.

EB 1 de Silves

O concurso público para a execução da empreitada fora já lançado pela autarquia, ainda antes da submissão da candidatura, devido ao enorme atraso na aprovação da mesma, pelo que a obra já se encontra adjudicada, sendo que o processo de concurso corre os seus trâmites legais.
Recorde-se que as instalações da EB nº 1 de Silves, uma construção de 1951, deixaram de apresentar as condições necessárias ao funcionamento da escola, e um dos edifícios teve mesmo de ser encerrado, em 2018, decorria o ano letivo, por apresentar risco de colapso. A solução encontrada foi a de transferir de emergência cerca de 120 alunos, do 3º e 4º anos para a EB 2,3 Garcia Domingues, o que agravou os problemas desta escola. Desde o segundo semestre de 2018 que a Câmara de Silves tinha os projetos técnicos desta escola, bem como da EB 1 de Alcantarilha, mas não conseguia resposta por parte das entidades que gerem as candidaturas a estas obras.

EB 1 de Alcantarilha 

“No caso da Remodelação e Ampliação da EB1 de Alcantarilha o investimento elegível ascende a 761.050,00 euros, com um apoio financeiro da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 380.525,00 euros”, adianta a Câmara de Silves.
A intervenção contempla a ampliação do piso térreo, destinado a refeitório, devolvendo a sala polivalente à sua função original, a remodelação de instalações sanitárias, cozinha e serviços. O piso superior será ampliado e destinado a acolher a biblioteca, a sala de professores e a sala de reuniões. Será feita ainda a remodelação de duas salas de menores dimensões para apoio a atividades de expressão plástica e de laboratório e haverá intervenção nas áreas exteriores, entre outras.

A autarquia esclarece que o concurso público para a execução desta empreitada se encontra em fase de lançamento.
O Município de Silves “considera a aprovação das duas candidaturas comunitárias como importantes e integradas no setor vital e estratégico da Educação, acrescentando ainda que o desfecho de todo este processo, foi fruto de enorme pressão e persistência, que no futuro próximo permitirá a criação de condições substancialmente superiores para o trabalho de alunos, professores e funcionários, bem como para o reforço da competitividade do concelho.”

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

COVID-19- Algarve tem hoje mais três casos

O Algarve regista hoje mais três, totalizando 361 casos desde o início da pandemia caso, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *