Hoje o Terra Ruiva faz 20 anos!

HOJE – dia 25 de Abril de 2020 – o jornal Terra Ruiva comemora o seu 20º aniversário. No dia 25 de Abril de 2000, numa sala do Racal Clube, em Silves, foi apresentada publicamente a nossa primeira edição, perante um grupo de amigos e convidados.
Foi também a apresentação do projeto da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Silves “Pé de Vento”, a proprietária e impulsionadora deste Jornal do Concelho de Silves.

Para abril de 2020 estava programada a saída de uma edição especial, relativa a esta comemoração, e uma festa de aniversário. Queríamos juntar antigos e atuais colaboradores, os nossos patrocinadores, amigos, representantes das entidades concelhias, familiares e leitores… seria, enfim, a festa da grande reunião.
Com os preparativos em marcha vimos que não seria possível concretizar estes planos. A situação de pandemia no país e no mundo não nos permitia festejar um aniversário significativo, daqueles com um número redondo, que sempre apelam a comemorações especiais. Não foi possível a festa e nem tão pouco conseguimos publicar a edição em papel do mês de abril, não só porque nos encontramos em isolamento social mas também porque quase todos os pontos de distribuição do jornal estavam (estão) encerrados.

Hoje, dia 25 de Abril de 2020, não festejaremos o aniversário do Terra Ruiva- Jornal do Concelho de Silves como planeado. Mas temos todos os motivos para festejar como nos for possível. Cada um na sua rua, na sua casa, no seu coração.

Esta não será a festa idealizada mas estamos vivos, resistimos a 20 anos de dificuldades, e temos conseguido cumprir o nosso grande objetivo, contribuir para um concelho mais informado, mais participativo, mais conhecedor e orgulhoso da sua história, mais capaz de valorizar o seu povo. Mais democrático e solidário. Hoje é, portanto, um dia de festa. Um dia de festa vivido em liberdade, esse valor fundamental que nos foi oferecido pela Revolução de 25 de Abril de 1974.

Há 20 anos atrás escolhemos o dia 25 de Abril para o primeiro dia do nosso jornal. Uma data escolhida com toda a intenção e a ela nos mantemos fiéis.

Capa da edição de abril de 2000

Não falarei hoje das agruras do caminho, nem das ameaças aos valores de Abril. Não falarei da dor, da morte e do medo que nos têm cercado nestas últimas semanas. E também não anunciarei o cancelamento dos eventos que tínhamos programado para o nosso aniversário.

Duas palavras que muito se têm ouvido nestes tempos, a propósito da pandemia da COVID-19, fazem todo o sentido quando se fala no nosso jornal: Resiliência e Esperança!

A nossa edição em papel do mês de maio já está a ser preparada, ainda que com alguns condicionalismos, e está prevista para o dia 12. E o desenrolar da situação no país nos dirá o que será possível realizar nos próximos meses. Mais uma vez: Resiliência e Esperança. E vontade genuína de contribuir para um mundo melhor.

Hoje, escrevo estas curtas linhas para não deixar passar a data em branco. E para deixar um agradecimento muito especial a todos os que nos têm feito companhia ao longo destes 20 anos.

Faço os votos habituais destas comemorações: que nos seja possível continuarmos juntos por muitos mais anos!

A diretora

Paula Bravo 

Veja Também

20 anos, com a razão e o coração

No passado mês de abril – no dia 25 – o Terra Ruiva comemorou o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *