Algumas medidas de Gestão do Stress e Prevenção do Trauma perante o momento atual

O coronavírus forçou as pessoas a enfrentar a vulnerabilidade. É, no entanto, importante lembrar que podemos estar mais vulneráveis, mas não estamos desamparados.

Assim, para que possamos gerir reações de stress, medo e outras emoções que estamos a enfrentar neste evento crítico indicamos alguns comportamentos que devem ser adotados ao nível da sua saúde psicológica e da sua família.

1) Prefira canais oficiais como fontes de informação:
Em momentos de emergência em que o medo e a irracionalidade podem inevitavelmente prevalecer, é necessário cuidar de nós mesmos e evitar a exposição a informação não apropriada e não confiável, com notícias falsas ou notícias carregadas de emoção e em experiências não baseadas em dados reais.

2) Escolha dois momentos por dia para receber atualizações de notícias e decidir por um ou dois canais de informação credível para o fazer:
A exposição contínua à quantidade enorme de notícias na internet, rádio e TV mantém o nosso sistema de alerta e medo constantemente ativado. Além disso, é melhor escolher um ou dois momentos por dia quando se informar. (ex-: 09h00-20h00).

3) Siga as melhores práticas de higiene indicadas pelas instituições e pelo sistema de saúde do nosso país.

4) Não interrompa a sua rotina na medida do possível: em contextos de emergência, é necessário ligar-se ao que é certo, conhecido e previsível. Continue com o seu trabalho e mantenha os seus hábitos sempre que possível.

5) O exercício físico é muito importante. Se for possível faça caminhadas. Libertar tensões permite uma melhor noite de sono.

6) Descanse o suficiente e mantenha as suas rotinas de sono.

7) Coma o mais regularmente possível, se possível comida saudável.

8) Converse e passe tempo com a família e os amigos (utilizando de preferência as aplicações por videoconferência ou outras com as pessoas fora da sua residência).

9) Converse com alguém em quem confia sobre as suas preocupações, problemas e sentimentos.

10) Realize atividades que o ajudem a relaxar: yoga, leitura, jardinagem, etc.

11) Se tiver de sair para ir às compras, neste período, não se faça acompanhar pelas crianças.

Se todos formos rigorosos e responsáveis mais rapidamente ultrapassaremos este desafio!

Traduzido e adaptado de EMDR Europe Association

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

2ª Semana / Junho Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 761 101 801 Carta Dominante: Ás …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *