PÁGINA ABERTA: Texto de Opinião sobre o coronavírus

A 31 de dezembro de 2019 a OMS (Organização Mundial da Saúde) foi informada da ocorrência de um surto de pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan pela Comissão Municipal de Saúde da mesma. As autoridades rapidamente procuram perceber a causa da doença e a 7 de janeiro de 2020 identificaram-no como um novo coronavírus que são uma larga família de vírus que vivem noutros animais (por exemplo, aves, morcegos, pequenos mamíferos) e que no ser humano podem causar doenças respiratórias, popularmente designasse por coronavírus, mas cientificamente covid19. A maioria dos primeiros casos identificados eram em pessoas que tinham frequentado um mercado dessa cidade, no entanto, ainda não se tem a certeza sobre qual a fonte do surto.

Este vírus propaga-se de forma alarmante atingindo milhares de indivíduos por dia. (não irei referir sintomas e forma de propagação para evitar afastar-me do tema caso seja necessário pode consultar os links abaixo 😊).

Na minha opinião, o respeitar das normas propostas pela OMS é um importante passo para o combate desta pandemia, pois estes são especialistas nesta área e todos dependemos deles para a resolução do problema que está a afetar todo o planeta. É muita hipocrisia que deparando-se com todas estas mortes as pessoas não cumpram uma simples regra como ficar em casa e sair apenas por necessidade extrema.

Infelizmente há pessoas com o mesmo raciocínio do presidente do Brasil Jair Bolsonaro que se recusa a decretar isolamento social e está constantemente a minimizar a gravidade deste problema. A meu ver, a atitude deste é totalmente antiético no ponto de vista em que está a despreocupar as pessoas num momento em que devem estar alerta e ainda a desvalorizar o trabalho de outras pessoas e instituições.

Pessoalmente, eu penso que esta pandemia irá deixar sequelas graves tanto a nível económico como social e em outros casos psicológico ou seja vai ser uma fase complicada em que qualquer ajuda será necessária principalmente materiais de proteção pessoal.
Um agradecimento especial a todos os auxiliares de saúde que estão a trabalhar dia e noite e a correr riscos.

Concluindo, este é um problema sério que tem ser contido quanto antes e para tal é necessário a colaboração de todos e que ouçam os especialistas. No meu caso estou a cumprir todas as recomendações e estou em casa.

951.901 infetados, 47.522 mortes e 195.929 curados hoje.

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/coronavirus-o-que-e-e-como-comecou_i1203294

https://www.farmaciasportuguesas.pt/noticias-homepage/coronavirus-o-que-se-sabe-sobre-o-surto.html

 

Realizado por Mamasamba Jumo,  nº13,  11º – Escola Secundária de Silves , a 2 de abril de 2020

Veja Também

PÁGINA ABERTA: A atriz

A actriz O rosto no espelho. Os olhos, sem maquilhagem, revelam agora visíveis sinais de …

Um Comentário

  1. Agradeço muito pela preocupação,de todos seres humanos na Terra…
    Infelizmente não é isso que acontecer na nossa situação….
    Mais digo que realmente temos quê nos unir em vez de ficarmos criticando um aos outros que não gostamos no dia a dia…
    Para fazer a diferença.
    Temos que fazer diferente….
    Fato!!!!!
    E fácil pedir….
    Problema e assumir……
    Somos fortes e ponto!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *