Home / Concelho / Presidente Rosa Palma anuncia várias medidas a tomar no concelho “antecipando cenários”

Presidente Rosa Palma anuncia várias medidas a tomar no concelho “antecipando cenários”

O Bloco C, do complexo do Instituto Piaget de Silves, está a ser preparado pelo Município de Silves, para servir de zona de acolhimento a pessoas doentes com COVID 19.
Este espaço, que irá funcionar como hospital de campanha, já conta com a contribuição de vários particulares que estão a oferecer camas e roupa para as mesmas, segundo disse ao Terra Ruiva, a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma.
A presidente sublinhou que, por enquanto, os números de pessoas afetadas no concelho são diminutos, mas que esta e outras medidas estão a ser tomadas “antecipando cenários” e na lógica que é melhor estar preparado para o pior.
O referido espaço foi cedido pelo Instituto Piaget e está a ser limpo e apetrechado pela Câmara de Silves, seguindo as indicações das autoridades de saúde, acrescentou Rosa Palma.

Instituto Piaget em Silves

A proximidade do Piaget de Silves ao Centro de Saúde foi um factor tido em conta, já que o Centro de Saúde de Silves vai ter a funcionar um centro de apoio à comunidade, na área onde funcionavam as urgências, integrado na rede que a ARS Algarve está a criar.
Segundo a ARS Algarve, os ADC-Comunidade dos centros de saúde são compostos por salas de observação, área de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes, e vão funcionar num espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de covid-19.
Nesta primeira fase, os ADC-Comunidade vão funcionar todos os dias de semana, entre as 8h e as 20h, podendo o horário vir a ser alargado. Neste momento a ARS já abriu três destes espaços em Portimão, Olhão e Tavira e anuncia que irão abrir mais no decorrer da próxima semana.

Fissul cedida para centro de testes

A presidente Rosa Palma informou ainda que a autarquia de Silves disponibilizou as instalações da Fissul para a instalação de um centro particular do laboratório de análises clínicas, Aqualab, através de um protocolo estabelecido com a Administração Regional de Saúde.
Esta é uma iniciativa da ARS Algarve que anunciou que vai criar uma rede de 13 postos de colheita COVID -19, em articulação com os laboratórios convencionados da região, nos quais serão efetuados os testes prescritos nas ADC-Comunidade e através do SNS24.

“Tudo o que nos têm pedido temos feito” declarou Rosa Palma que destacou a comparticipação da Câmara de Silves na aquisição de ventiladores e equipamento médico, feita pelos municípios algarvios, no valor de mais de mais de 1,3 milhões de euros. A presidente disse também que a autarquia tem comprado igualmente muitos materiais como luvas, máscaras e aventais para equipar as instituições de solidariedade social do concelho e que tem procurado responder a todos os pedidos.

Entre as medidas tomadas pela Câmara Municipal, Rosa Palma falou ainda das ações de higienização que, em articulação com as juntas e uniões de juntas, estão a ser feitas em todas as freguesias, com incidência nos espaços públicos e junto às caixas de multibanco e farmácias, tendo havido também um reforço na limpeza dos contentores de lixo.

A presidente elogiou ainda o enorme esforço e dedicação dos funcionários da autarquia, sendo que muitos continuam a trabalhar diariamente para assegurar os serviços que não podem parar e para as tarefas de auxílio à população. Rosa Palma garantiu ainda que a sua equipa se encontra atenta à situação e a fazer tudo o que está ao seu alcance para mitigar esta grave situação que o país atravessa, e que para tal tem contado com a estreita colaboração das entidades de saúde do concelho, nomeadamente da Delegada da Saúde, e também com a GNR e muitos outros parceiros.

A presidente apelou ainda às pessoas que se mantenham em casa e sublinhou que facto do concelho de Silves não ter um grande número de pessoas infetadas, não pode levar a que se crie um “sentimento de falsa segurança”. “Temos o privilégio de ter uma boa equipa a trabalhar, todas as entidades em conjunto, o que é muito bom porque há muitas decisões a terem de ser tomadas, e algumas no imediato, mas apelo às pessoas para que façam a sua parte e se mantenham em casa”, pediu Rosa Palma.

Para quem tem dificuldades em deslocar-se ou precisa de algum tipo de ajuda, recorda-se que a Câmara Municipal de Silves tem uma Linha de Apoio que pode ser contactada através do número: 914 423 191.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

COVID 19 – Algarve tem hoje dois novos casos

O Algarve apresenta hoje dois novos casos de Covid-19, registando agora 372 casos desde o …

Um Comentário

  1. FERNANDO CARVALHO

    Muito bem espero que tudo se acalme muito obrigado por tudo o que têm feito sei que não é facil abraços a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *