Bombeiros de Messines comemoraram 43º aniversário e apresentaram balanço de 2019

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines comemorou o seu 43º aniversário, no dia 8 de março.

O programa começou com o toque de sirene e hastear das bandeiras com formatura junto ao quartel, pelas 9h. Seguiu-se a romagem às campas dos bombeiros falecidos, e a missa solene na igreja matriz. De manhã, os bombeiros participaram ainda no programa oficial das comemorações dos 190 anos do nascimento do poeta e pedagogo messinense, João de Deus.

Às 16h houve uma nova formatura geral, frente ao quartel, com a receção aos convidados e entidades presentes na cerimónia da Sessão Solene na qual, além das intervenções, foi feita a entrega das insígnias ao novo adjunto do Comando.

(Foto BVM)
(Foto BVM)

Pelas 17h30 houve o tradicional desfile motorizado pelas ruas da Vila de Messines, e ainda a benção da nova ambulância de transporte de doentes não urgentes. O programa terminou com um lanche convívio.

Balanço de 2019

Entretanto, alguns dias antes, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines apresentou um balanço do serviço prestado no decorrer do ano de 2019.
De acordo com essa informação, esta corporação interveio em 27 incêndios urbanos/industriais; 21 incêndios em viaturas; 116 incêndios rurais e ainda 114 saídas para incêndios fora da sua área de intervenção.
Foram feitas 1813 saídas de emergência (INEM); tendo sido transportados 10.825 doentes e realizados 3 transporte de órgãos para hospitais de Lisboa. No que respeita a acidentes, os Bombeiros de Messines foram chamados a intervir em 84 acidentes de viação, 7 atropelamentos rodoviários e 1 atropelamento ferroviário.

Sobre a estrutura interna, é afirmado que existem atualmente 32 empregados e uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), com 5 elementos; num total de 37 assalariados, sendo 114 o total de elementos do Corpo de Bombeiros.

Em 2019, os Bombeiros de Messines receberam um Autotanque de 16000L oferecido pelo Município de Silves e adquiriram 2 viaturas novas de transporte de doentes sentados e em cadeira de rodas, e 1 viatura nova Emergência (c/ o apoio do INEM). O INEM ofereceu 1 ambulância de Emergência que foi reconstruída com o apoio do Intermarché, Junta Freguesia de São Bartolomeu de Messines e Crédito Agrícola de Messines. Pronta para entrar ao serviço, aguardando apenas a matrícula, está 1 viatura nova de transporte de transporte de doentes sentados e em cadeira de rodas.
“Foi adquirido vário material de desencarceramento, fardamentos, Extrator de Fumos de Extração Positiva, motobombas, extintores, novo equipamento de comunicações telefónicas para a Central e vários departamentos” e “as dívidas que existiam estão quase todos pagas, existindo unicamente as contas decorrentes do dia a dia”.

Neste relatório informa-se ainda que teve inicio, a 15 de janeiro, a Nova Escola de Bombeiros, com um total de 10 elementos.
No combate aos incêndios, nos meses de junho, julho, agosto e setembro “tivemos 2 Equipas de ECIN, para fogos florestais, em S. Marcos da Serra e Messines e uma ELAC (Equipa do Autotanque) no total de 12 homens diariamente, sendo que a Equipa de Messines ficou até ao dia 31 outubro”, conclui o relatório.

Veja Também

COVID-19 – Algarve com 45 novos casos e mais 3 óbitos

O Algarve regista hoje 45 novos casos de Covid-19, o que faz um total acumulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *