Comemorações dos 190 anos de João de Deus, em todas as freguesias, ao longo do ano

A Cerimónia de Evocação e Homenagem ao Poeta e Pedagogo João de Deus, no dia 8 de março, foi o ponto alto do início do programa de Comemorações dos 190 anos do nascimento de João de Deus que o Município de Silves organiza, até ao final do ano.
A Banda da Sociedade Filarmónica Silvense deu o tom para o início das comemorações, frente ao monumento de João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, local onde os Bombeiros Voluntários de Messines, que nesse mesmo dia comemoram o seu 43º aniversário, permaneceram em formatura.

A presidente da Câmara e o chefe da Casa Militar da Presidência da República

Seguiram-se as intervenções de Maria do Rosário Abreu, bisneta de João de Deus, Carla Benedito, presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves e do general João Vaz Antunes, chefe da Casa Militar da Presidência da República, em representação do presidente da República.
A seguir às intervenções, dezenas de crianças do Jardim-Escola João de Deus e outras escolas da freguesia deslocaram-se até à estátua de João de Deus para depositarem flores.

A presidente da Junta de Messines com a bisneta de João de Deus

Deste dia destaca-se ainda a inauguração de uma Exposição/instalação de rua sobre “João de Deus- o poeta das letras”, no Jardim Municipal de Messines, num momento que contou com a participação do Rancho Folclórico de Messines. Decorreu também um Torneio de futebol inter-escolas, no decorrer do qual os jovens participantes assistiram a uma ação performativa sobre a figura de João de Deus.
À tarde realizou-se uma palestra com o tema “Deus e Terno”, com o prof. José Alberto Quaresma e a apresentação do Prémio Nacional João de Deus – Poesia Revelação. Ricardo Martins, Paulo Moreira e Tânia Silva encerraram o programa em Messines, com “Uma Mão Cheia de Variações”, um recital de poesia e música.
Já em Silves, no Teatro Mascarenhas Gregório, que no dia anterior recebera o recital de Pedro Lamares “A poesia é uma arma carregada de futuro”, a noite do dia 8 foi preenchida com o Concerto Comemorativo “Amores Amores”, de piano e multimédia, por Laura Quaresma.

Eventos de março adiados

Para o mês de março foram anunciadas diversas iniciativas que, como foi tornado público, foram canceladas no âmbito das medidas de prevenção contra o covid19.

De destacar que a programação irá prosseguir até ao final do ano, com eventos em Algoz, Pêra, Silves, Messines, Tunes, Alcantarilha, Armação de Pêra e São Marcos da Serra. Exposições e concertos são os eventos dominantes na programação, destacando-se a realização, em outubro, das Jornadas “João de Deus- O poeta dos amores”.

O programa das comemorações dos 190 anos do nascimento de João de Deus encerra no dia 7 de dezembro, no Centro Cultural e Pastoral de Pêra, com um concerto da Lisbon Poetry Orquestra, com um espetáculo produzido especialmente para estas comemorações.

Veja Também

Município de Silves lança desafio “Na Ponta da Língua”

O Município de Silves lançou desafio aos seus munícipes, desta feita dirigido a todos aqueles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *