Home / Desporto / Volta ao Algarve em Bicicleta de 19 a 23 de fevereiro

Volta ao Algarve em Bicicleta de 19 a 23 de fevereiro

Entre 19 e 23 de fevereiro irá decorrer a 46ª edição da Volta ao Algarve em Bicicleta, na qual as equipas irão percorrer cinco etapas e um total de 771,4 quilómetros. Estão confirmadas 25 equipas, 12 das quais do WorldTour, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo, durante a cerimónia de assinatura dos contratos de patrocínio com a Cofidis, “naming sponsor” da Volta ao Algarve e do Algarve Granfondo e patrocinador do programa O Ciclismo Vai à Escola.

A corrida, em 2020 promovida à categoria UCI ProSeries, contará com a presença 12 WorldTeams, entre as quais quatro das cinco melhores do ranking mundial: a belga Deceuninck-QuickStep (1.ª), a alemã Bora-hansgrohe (2.ª), a UAE Team Emirates (4.ª) e a cazaquistanesa Astana Pro Team (5.ª).
O lote de coletivos de primeira divisão completa-se com a britânica Team INEOS, a belga Lotto-Soudal, a estadunidense Trek-Segafredo, as francesas Groupama-FDJ e Cofidis Solutions Crédits, a germânica Team Sunweb, a Israel Start-Up Nation e a polaca CCC Team.

A 46.ª Volta ao Algarve Cofidis vai contar ainda com cinco ProTeams, o patamar imediatamente a seguir da hierarquia internacional: as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Fundación-Orbea, as belgas Alpecin-Fenix e Circus-Wanty Gobert e a Uno-X Norwegian Development Team.

O pelotão português estará representado por oito blocos continentais: Aviludo-Louletano, Atum General-Tavira-Maria Nova Lounge Hotel, Efapel, Kelly-InOutBuid-UD Oliveirense, LA Alumínios, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista e W52-FC Porto.

A prova começa com uma ligação de 195,6 quilómetros, entre Portimão e Lagos, prevendo-se uma chegada ao sprint. Neste primeiro dia, os ciclistas fazem a única passagem pelo concelho de Silves, passando junto a São Bartolomeu de Messines.

A segunda tirada liga Sagres ao alto da Fóia, em Monchique, ao longo de 183,9 quilómetros, adivinhando-se que seja o primeiro confronto entre os candidatos à camisola amarela final. Os velocistas têm nova oportunidade na terceira etapa, a mais longa da competição, 201,9 quilómetros, entre Faro e Tavira.
Ao quarto dia, 22 de fevereiro, o pelotão parte de Albufeira para chegar ao Alto do Malhão, em Loulé, depois de cumpridos 169,7 quilómetros.
Este ano, a Federação Portuguesa de Ciclismo dedica um espaço à Família, com a organização do Passeio da Família em Bicicleta, que vai juntar ciclistas de todas as idades. O percurso terá uma extensão de 3 quilómetros e será liderado pela equipa feminina 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ.
A Volta termina com um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, com início e final em Lagoa.

Percurso
19 de fevereiro – 1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 195,6 km
20 de fevereiro: – 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 183,9 km
21 de fevereiro – 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 201,9 km
22 de fevereiro – 4.ª Etapa: Albufeira – Malhão (Loulé), 169,7 km
23 de fevereiro – 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Primeira Caminhada Por Terras de João de Deus

A associação Rodas Lentas de Silves organiza a Primeira Caminhada por Terras de João de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *