Home / Desporto / Volta ao Algarve em Bicicleta de 19 a 23 de fevereiro

Volta ao Algarve em Bicicleta de 19 a 23 de fevereiro

Entre 19 e 23 de fevereiro irá decorrer a 46ª edição da Volta ao Algarve em Bicicleta, na qual as equipas irão percorrer cinco etapas e um total de 771,4 quilómetros. Estão confirmadas 25 equipas, 12 das quais do WorldTour, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo, durante a cerimónia de assinatura dos contratos de patrocínio com a Cofidis, “naming sponsor” da Volta ao Algarve e do Algarve Granfondo e patrocinador do programa O Ciclismo Vai à Escola.

A corrida, em 2020 promovida à categoria UCI ProSeries, contará com a presença 12 WorldTeams, entre as quais quatro das cinco melhores do ranking mundial: a belga Deceuninck-QuickStep (1.ª), a alemã Bora-hansgrohe (2.ª), a UAE Team Emirates (4.ª) e a cazaquistanesa Astana Pro Team (5.ª).
O lote de coletivos de primeira divisão completa-se com a britânica Team INEOS, a belga Lotto-Soudal, a estadunidense Trek-Segafredo, as francesas Groupama-FDJ e Cofidis Solutions Crédits, a germânica Team Sunweb, a Israel Start-Up Nation e a polaca CCC Team.

A 46.ª Volta ao Algarve Cofidis vai contar ainda com cinco ProTeams, o patamar imediatamente a seguir da hierarquia internacional: as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Fundación-Orbea, as belgas Alpecin-Fenix e Circus-Wanty Gobert e a Uno-X Norwegian Development Team.

O pelotão português estará representado por oito blocos continentais: Aviludo-Louletano, Atum General-Tavira-Maria Nova Lounge Hotel, Efapel, Kelly-InOutBuid-UD Oliveirense, LA Alumínios, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista e W52-FC Porto.

A prova começa com uma ligação de 195,6 quilómetros, entre Portimão e Lagos, prevendo-se uma chegada ao sprint. Neste primeiro dia, os ciclistas fazem a única passagem pelo concelho de Silves, passando junto a São Bartolomeu de Messines.

A segunda tirada liga Sagres ao alto da Fóia, em Monchique, ao longo de 183,9 quilómetros, adivinhando-se que seja o primeiro confronto entre os candidatos à camisola amarela final. Os velocistas têm nova oportunidade na terceira etapa, a mais longa da competição, 201,9 quilómetros, entre Faro e Tavira.
Ao quarto dia, 22 de fevereiro, o pelotão parte de Albufeira para chegar ao Alto do Malhão, em Loulé, depois de cumpridos 169,7 quilómetros.
Este ano, a Federação Portuguesa de Ciclismo dedica um espaço à Família, com a organização do Passeio da Família em Bicicleta, que vai juntar ciclistas de todas as idades. O percurso terá uma extensão de 3 quilómetros e será liderado pela equipa feminina 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ.
A Volta termina com um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, com início e final em Lagoa.

Percurso
19 de fevereiro – 1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 195,6 km
20 de fevereiro: – 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 183,9 km
21 de fevereiro – 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 201,9 km
22 de fevereiro – 4.ª Etapa: Albufeira – Malhão (Loulé), 169,7 km
23 de fevereiro – 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

XVIII Maratona BTT GADAG, em Alcantarilha

No dia 15 de março, o Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare organiza a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *