Rota da Laranja, da serra ao mar, dá-se a conhecer

A Rota da Laranja, o novo projeto lançado pela Câmara Municipal de Silves dá-se a conhecer no primeiro dia da 4ª Mostra de Silves Capital da Laranja.

Após uma primeira apresentação à comunicação social, realizada no dia 7 de fevereiro, a autarquia mostra agora esta nova atividade que “promoverá o concelho e a marca criada para esse efeito – “Silves Capital da Laranja –, dando a conhecer o território, da serra ao mar. Património histórico, adegas, gastronomia, experiências de apanha de laranja e visita a pomares e a instalações de embalamento são os grandes atrativos desta proposta, que apresenta uma importante inovação: uma Aplicação (APP) que permitirá descobrir o que esta rota tem para oferecer, criando percursos adaptados a cada utilizador, à sua disponibilidade de tempo e vontade de conhecer. Conversas com personagens históricos, fotografias 360º, total customização dos itinerários dão uma singularidade a esta iniciativa, que levará os interessados numa viagem de descoberta única e especial!”

Uma Aplicação que permite ao visitante decidir o que vai ver, conhecer os vários aderentes desta rota, escolher as experiências que fará, é a grande inovação desta proposta. Esta APP oferece, ainda, a possibilidade de experimentar oito pontos de realidade aumentada (ativados ou através de QR code, ou de georreferenciação ou de mobiliário específico), em localidades diferentes do concelho.

Imagine-se, por exemplo, a chegar à estação de Tunes e, nesse local, através da aplicação e recorrendo à realidade aumentada, descobrir um chefe de estação de outros tempos, que fala da importância do transporte para o desenvolvimento da agricultura local. Ou chegar ao Castelo de Silves e ser cumprimentado pelo Rei Poeta Al-Mutamid, ou em Alcantarilha saber pela boca de D. Sebastião, como esta vila foi seu local de passagem, antes de desaparecer no norte de África. E conhecer João de Deus, na casa onde este viveu, em São Bartolomeu de Messines? Também será possível!

Além disto, a Rota da Laranja disporá de um planeador de viagem (Travel Planner), que permitirá, através do site da autarquia, descobrir todas as possibilidades de visita a realizar.

Com recurso a estas ferramentas inovadoras, o turista poderá ajustar a sua visita em função de fatores diversos, como o tempo disponível, os principais interesses, o meio de transporte ou o orçamento disponível, entre outros.

Para a Câmara de Silves, este “será mais um instrumento de promoção do território e de valorização da principal atividade comercial e económica do concelho, que procura refletir a identidade de Silves, o seu património material e imaterial, a capacidade de acolhimento da população. Complementa a marca e os eventos criados em torno da mesma, como a Mostra Silves Capital da Laranja e o Fim de Semana com Sabor a Laranja, que ocorrem em fevereiro, todos os anos.”
“São ainda importantes objetivos da Rota da Laranja contribuir para a coesão territorial, atenuando as assimetrias que o território apresenta, preservar o património imaterial, mantendo para as gerações futuras as tradições, os costumes e os saberes populares das gentes de Silves.”
“Simultaneamente, tornar-se-á mais atrativa a estadia no concelho e, logo, aumentar-se-à o tempo de permanência e de interesse em relação à oferta gastronómica, de dormida, de comércio, de património, melhorando o tecido empresarial e contribuindo de forma ativa para que o mesmo seja estimulado a produzir produtos de maior qualidade e relevância para o visitante.”

Veja Também

COVID-19 – Algarve tem hoje mais 30 novos casos

O Algarve regista hoje mais 30 novos casos de Covid-19, segundo os dados da Direção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *