Home / Concelho / Rota da Laranja, da serra ao mar, dá-se a conhecer

Rota da Laranja, da serra ao mar, dá-se a conhecer

A Rota da Laranja, o novo projeto lançado pela Câmara Municipal de Silves dá-se a conhecer no primeiro dia da 4ª Mostra de Silves Capital da Laranja.

Após uma primeira apresentação à comunicação social, realizada no dia 7 de fevereiro, a autarquia mostra agora esta nova atividade que “promoverá o concelho e a marca criada para esse efeito – “Silves Capital da Laranja –, dando a conhecer o território, da serra ao mar. Património histórico, adegas, gastronomia, experiências de apanha de laranja e visita a pomares e a instalações de embalamento são os grandes atrativos desta proposta, que apresenta uma importante inovação: uma Aplicação (APP) que permitirá descobrir o que esta rota tem para oferecer, criando percursos adaptados a cada utilizador, à sua disponibilidade de tempo e vontade de conhecer. Conversas com personagens históricos, fotografias 360º, total customização dos itinerários dão uma singularidade a esta iniciativa, que levará os interessados numa viagem de descoberta única e especial!”

Uma Aplicação que permite ao visitante decidir o que vai ver, conhecer os vários aderentes desta rota, escolher as experiências que fará, é a grande inovação desta proposta. Esta APP oferece, ainda, a possibilidade de experimentar oito pontos de realidade aumentada (ativados ou através de QR code, ou de georreferenciação ou de mobiliário específico), em localidades diferentes do concelho.

Imagine-se, por exemplo, a chegar à estação de Tunes e, nesse local, através da aplicação e recorrendo à realidade aumentada, descobrir um chefe de estação de outros tempos, que fala da importância do transporte para o desenvolvimento da agricultura local. Ou chegar ao Castelo de Silves e ser cumprimentado pelo Rei Poeta Al-Mutamid, ou em Alcantarilha saber pela boca de D. Sebastião, como esta vila foi seu local de passagem, antes de desaparecer no norte de África. E conhecer João de Deus, na casa onde este viveu, em São Bartolomeu de Messines? Também será possível!

Além disto, a Rota da Laranja disporá de um planeador de viagem (Travel Planner), que permitirá, através do site da autarquia, descobrir todas as possibilidades de visita a realizar.

Com recurso a estas ferramentas inovadoras, o turista poderá ajustar a sua visita em função de fatores diversos, como o tempo disponível, os principais interesses, o meio de transporte ou o orçamento disponível, entre outros.

Para a Câmara de Silves, este “será mais um instrumento de promoção do território e de valorização da principal atividade comercial e económica do concelho, que procura refletir a identidade de Silves, o seu património material e imaterial, a capacidade de acolhimento da população. Complementa a marca e os eventos criados em torno da mesma, como a Mostra Silves Capital da Laranja e o Fim de Semana com Sabor a Laranja, que ocorrem em fevereiro, todos os anos.”
“São ainda importantes objetivos da Rota da Laranja contribuir para a coesão territorial, atenuando as assimetrias que o território apresenta, preservar o património imaterial, mantendo para as gerações futuras as tradições, os costumes e os saberes populares das gentes de Silves.”
“Simultaneamente, tornar-se-á mais atrativa a estadia no concelho e, logo, aumentar-se-à o tempo de permanência e de interesse em relação à oferta gastronómica, de dormida, de comércio, de património, melhorando o tecido empresarial e contribuindo de forma ativa para que o mesmo seja estimulado a produzir produtos de maior qualidade e relevância para o visitante.”

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Bayline em Armação de Pêra inicia obras de empreendimento de luxo

A promotora imobiliária Vanguard Properties anunciou o início da construção do empreendimento de luxo, Bayline, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *