Home / Vida / Psicologia / Viver e fazer Hoje!

Viver e fazer Hoje!

Na entrada de um novo ano fazem-se votos de que seja pleno de coisas boas e dificuldades superadas. Contudo, o ano não vai mudar se não mudarmos. As promessas feitas no seu início vão cair por terra e no final de mais doze meses estaremos de novo a dizer que neste novo ano é que vai ser, que até aqui não foi possível porque choveu, ou fez sol, ou por isto ou por aquilo…

Talvez o caminho seja iniciarmos o ano focando nas coisas que reconhecemos terem valor na nossa vida, tendo a noção de que a vida não é infinita e cada dia é conquistado em cada dia. Como referia Séneca “ A vida é dividida em três períodos: o passado, o presente e o futuro. Destes, o presente é breve, o futuro duvidoso, e o passado imutável.” A experiência que acumulamos ao longo da vida, e que faz o nosso passado, deverá servir para que possamos construir e viver um presente mais pleno, que nos faça querer continuar. Quem vive focado apenas no que pode acontecer no futuro, não vive o presente e provavelmente não terá o futuro que tanto aspira.

Partilho com os leitores os meus Votos de Ano Novo através do pensamento de Lúcio Aneu Séneca, a quem já pedi “emprestadas” as palavras acima. Conhecido também por Séneca, o Moço, o Filósofo, ou ainda o Jovem, foi um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do império romano. A sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensamento estoico durante o Renascimento, inspirou muitos outros autores, nomeadamente na área da dramaturgia. Que o seu pensamento, intemporal, seja motivo de reflexão, mas sobretudo de ação para este novo ano. Não espere pelo ano que vem.

“Trabalha como se vivesses para sempre. Ama como se fosses morrer hoje.
Demonstre o seu amor hoje, como se você estivesse numa despedida.
Fale com as pessoas de tal modo que elas guardem de você as palavras mais ternas. Não perca a oportunidade de mostrar o seu afeto a cada pessoa que cruzar o seu caminho hoje. Não adie o amor, não adie o sorriso, o olhar de candura, a boa palavra, o abraço caloroso e o beijo de ternura, porque ninguém sabe se amanhã reencontraremos essas pessoas.
Um dia sem amor é um dia perdido! É um dia que não volta mais! Somos espíritos imortais, mas a experiência na Terra tem prazo de validade. E ninguém sabe quando esse prazo expira.”

(Séneca – in livro Pensamentos que Ajudam de José Carlos De Lucca)

Vivamos hoje! Arrisquemos hoje! Façamos hoje! Não se esqueçam de ser felizes, pois a felicidade é um instante de vida que vale por si só!

 

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

5ª Semana Julho Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 Carta Dominante: Rei …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *