Leonor Coelho, que treina em Algoz, é Campeã Nacional de Dressage

Foi nos passados dias 04, 05 e 06 de Outubro que se disputou em Lisboa, na Sociedade Hípica Portuguesa, a Final dos Campeonatos Nacionais de Dressage, uma organização conjunta da Federação Equestre Portuguesa e da Dressage First.
Sendo a prova rainha do Campeonato Português de Dressage, reuniu nos 3 dias de competição, os melhores atletas desta modalidade equestre do nosso País.
A equipa Lusitanus Miranda Dressage Team, sob a responsabilidade dos cavaleiros profissionais João Pedro Miranda e Íris Miranda, que treina no Centro Lusitanus, em Algoz, esteve representada com a atleta Leonor Coelho e o seu cavalo puro sangue lusitano Biomundo, do escalão de Iniciados e do nível Elementar na Final do Campeonato de Portugal.
Nesta época desportiva, este conjunto assumiu a sua estreia nos CDN’S (Campeonato Nacional de Dressage), atingindo ao longo da temporada as qualificações que lhe permitiram estar presente nesta Final.
Ao longo dos 3 dias de competição, Leonor Coelho & Biomundo disputaram as 3 provas, do nível Elementar, com distinção e com uma excelente performance, tendo obtido, em todas as provas, nos três dias de competição, o 1º lugar. No final, a dupla totalizou um total de 200,772 pontos, assegurando a Medalha de Ouro e a subida ao 1º lugar do pódio para receber a faixa e o troféu que lhes conferiu a Consagração de Campeões de Portugal de Dressage do nível Elementar (Iniciados). Assim terminou uma época desportiva, de muito trabalho, esforço, empenho e muita dedicação.

Leonor Coelho, desde muito cedo que começou a demonstrar uma grande paixão pelos cavalos e iniciou a sua formação equestre aos 6 anos. Com 8 anos realizou as primeiras provas oficiais na modalidade de Dressage e obteve nesse mesmo ano (temporada 2017- 2018) o título de Campeã Regional de Dressage do Algarve, no nível Preliminar. Título esse que lhe conferiu a possibilidade de disputar o Campeonato de Portugal de Dressage Open, no qual apesar da sua juventude e de estar a competir com adultos e profissionais, obteve um magnífico 5º lugar.
Após essa participação, que considerou muito positiva, Leonor aspirava a mais no mundo da Dressage e foi então que viu concedido o seu maior desejo: o de ter o seu próprio cavalo, Biomundo.
Atualmente Leonor é aluna do 5º ano do Colégio Internacional de Vilamoura e reside em Loulé. O seu maior esforço passa por ter de abdicar de muitas coisas próprias para a sua idade, para conseguir conciliar os estudos com os treinos, orientados sob a exclusiva responsabilidade da sua treinadora, a cavaleira profissional Iris Miranda. Esta merece também um especial destaque, uma vez que teve a capacidade de preparar um cavalo, habituado a ser montado apenas por cavaleiros adultos e profissionais, para uma menina tão pequenina. O trabalho foi árduo e muito exigente, quer para Iris, quer para Leonor. Mas esta treinadora apostou no conjunto e decidiu testá-lo em pista, numa jornada dupla do Campeonato Regional do Algarve, que teve lugar em Fevereiro deste ano, no Clube Santa Isabel, na Penina. O primeiro teste ditou dois 1ºs lugares e, como tal, Iris Miranda decidiu arriscar um pouco mais e levar este conjunto até às pistas nacionais. Os resultados atingidos ao longo da temporada, nos vários CDN’s em que participaram, todos eles sempre com lugar definido do pódio, tiveram como consequência que Leonor, na sela de Biomundo, fosse melhorando de forma bastante positiva e ao agrado da sua treinadora, garantindo a qualificação necessária para a Final do Campeonato de Portugal.

Leonor com os seus treinadores

Neste momento e após uma ligeira pausa nos treinos, o foco e o objetivo para a próxima época desportiva já estão determinados: de forma muito assertiva, Leonor Coelho assume ter uma grande ambição nesta modalidade. Aspira à revalidação do Título Nacional e aspira a, um dia, poder representar o seu país, nas melhores pistas internacionais, e a entoar o hino português além-fronteiras. Para já, revela estar focada na sua evolução, em todo o trabalho que tiver de encarar e em todos os ensinamentos transmitidos pela sua madrinha da equitação (tal como se refere a Íris). Esta, por sua vez, assume mais trabalho, envolto da constante evolução do conjunto e também na revalidação do Título Nacional.

 

Fotos de Rui Pedro Godinho

Veja Também

X Maratona de BTT de Alcantarilha Gare – Gadag BTT

No dia 19 de março irá decorrer a X Maratona de BTT organizada pelo GADAG- …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.