Inaugurado o Parque de Feiras e Exposições de SB Messines

Foi inaugurado o Espaço Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de São Bartolomeu de Messines, no dia 27 de outubro.
Centenas de pessoas estiveram presentes na cerimónia que teve início com uma arruada da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense.

Na arruada, Luísa Conduto Luís, Rosa Palma e Carla Benedito

Junto ao portão principal desenrolou-se a cerimónia protocolar, com o descerramento da placa comemorativa, pelas presidentes da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Carla Benedito.

Rosa Palma e Carla Benedito

Estiveram também presentes os membros do executivo permanente da Câmara Municipal, nomeadamente o vice-presidente Mário Godinho, bem como os vereadores Luísa Conduto Luís e Maxime Sousa Bispo e ainda o presidente da Assembleia Municipal de Silves, Vítor Rodrigues e o chefe de Gabinete da Presidente, Francisco Martins. Igualmente presentes estiveram os vereadores não permanentes, Fátima Ramos Matos e José Pedro Soares.
Na ocasião, a presidente Rosa Palma proferiu uma breve intervenção, destacando a concretização desta obra tão ambicionada pelos messinenses e fez votos para que este espaço seja não só um lugar de criatividade, ao serviço da população, mas que seja também um motivo de orgulho e como tal deve ser mantido e preservado. No mesmo sentido, a presidente Carla Benedito regozijou-se com a inauguração deste novo equipamento na freguesia e agradeceu ao anterior presidente da Junta de Messines, João Carlos Correia, o seu empenho para que esta obra fosse uma realidade.

Na atuação do Clube da Batucada

Encerrado o momento protocolar foram abertos os portões e as muitas pessoas que esperavam este momento seguiram até junto da tenda (montada para uma eventualidade de mau tempo). No exterior houve um momento musical com a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense e o Clube da Batucada, da Casa do Povo de Messines. A atuação da banda algarvia Iris encerrou a festa de inauguração do Espaço Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de SB Messines.

20 anos até à sua concretização

Foi há mais de 20 anos que o terreno onde este equipamento se situa foi expropriado pelo executivo do então presidente da Câmara de Silves, José Viola, para a criação de um espaço condigno para a realização das feiras e mercados que se realizavam no interior da vila.
Com a mudança de executivos, o projeto ficou abandonado, voltando à ribalta na véspera das eleições autárquicas, em setembro de 2005, quando a então presidente Isabel Soares, (PSD), que liderava o concelho havia 8 anos, mandou colocar um enorme cartaz no local a anunciar o “Arranjo Urbanístico do Largo das Feiras”. Um anúncio que levou a CDU a apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições por considerá-lo “publicidade enganosa”, um argumento que foi aceite pela Comissão que mandou retirar este e outros cartazes que, na freguesia, divulgavam obras cujos projetos ainda não tinham sido lançados.

Vista geral

Passado este momento quente, o projeto de requalificação deste espaço ficou de novo esquecido até ao anúncio de uma obra muito ambiciosa, feita em junho de 2017, pelo novo executivo da presidente Rosa Palma. O projeto incluía, não só o Espaço Multiusos agora inaugurado, mas também uma zona para autocaravanas, uma zona para feiras e mercados, estacionamento e espaços verdes. Ao lado foi construído um Terminal Rodoviário, obra lançada em janeiro de 2017 e concluída em julho de 2018.

Com um prazo de construção de nove meses, a obra do Parque de Feiras e Exposições sofreu um atraso de dois anos, devido a dificuldades da empresa que ganhou o concurso, e ainda não está concluída a zona destinada a autocaravanas.

Quanto ao Espaço Multiusos, cujo investimento ascendeu a 981 mil euros, ocupa uma área de 15 000 m2, encontra-se concebido e estruturado numa perspetiva de multiusos, assegurando a realização de exposições, espetáculos e atividades diversas de natureza lúdico-recreativa, com um palco móvel completado por camarins e instalações sanitárias.

Neste espaço serão também realizados os mercados mensais e as feiras da freguesia, registando-se como curiosidade que a mais antiga, a Feira de Nossa Senhora da Saúde, que se realiza no final do mês de setembro, remonta a 1825.
Para servir de apoio a estas atividades, foi criada uma área de estacionamento automóvel de 530 lugares e 146 lugares para tendas.

O Parque convida também a passeios entre os espaços verdes, numerosas plantações, linha de água com bacias de retenção rodeadas de vegetação, circuito de manutenção física e variado mobiliário urbano.

Para a autarquia de Silves “a concretização da construção do Parque de Feiras e Exposições satisfaz um antigo anseio da freguesia de SB Messines, constituindo uma nova centralidade na vila, afirmando-se como fator de dinamização económica e social, e reforço da atratividade e competitividade do centro urbano.”
Aos moradores próximos do parque, o Município de Silves “agradece toda a colaboração e compreensão por ocasião da realização das feiras mensais nas ruas envolventes, durante a execução das complexas obras, cujos sacrifícios e transtornos causados foram justificados e compensados pelo interesse geral e pela enorme mais-valia deste novo espaço. “

Veja Também

Várias ruas em Armação de Pêra com alterações de sentido do trânsito

O Município de Silves informa que a partir das 9h00 do dia 23 de março …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *