Estão a decorrer os trabalhos de recuperação do pavimento em madeira da Sé de Silves. Uma obra realizada pela Câmara Municipal de Silves em colaboração com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves.
Esta recuperação está a ser conduzida pelo Serviço de Conservação e Restauro da Divisão de Cultura, Turismo e Património e Serviço de Carpintaria da Divisão de Obras Municipais e Trânsito da autarquia.
“O pavimento em madeira do templo encontra-se bastante mal tratado sobretudo devido às condições ambientais do espaço (nomeadamente o excesso de humidade outrora ali existente) e à ausência ou realização de manutenções deficientes e restauros dissonantes. Contudo, apesar de todos estes fatores de degradação e alteração, a qualidade da madeira existente confere ao conjunto um bom estado de conservação, pelo que importa recuperá-lo”, explica a autarquia.
A intervenção, que começou no início do mês de setembro, deverá ter uma duração “de cerca de 92 dias e seguirá uma metodologia com elevado carácter conservativo, nomeadamente procedendo-se à recuperação da madeira existente, à sua limpeza, desinfestação, consolidação, preenchimento de lacunas, substituição de restauros dissonantes e aplicação de camada de proteção.”
A intervenção neste espaço, classificado como Monumento Nacional, desde 1922, “foi previamente aprovada pela tutela – a Direção Geral do Património Cultural -, tendo sido desenvolvido antecipadamente o diagnóstico do estado de conservação pela equipa de Conservação e Restauro da autarquia”.