Home / Concelho / Pavimento da Sé de Silves está a ser recuperado

Pavimento da Sé de Silves está a ser recuperado

Estão a decorrer os trabalhos de recuperação do pavimento em madeira da Sé de Silves. Uma obra realizada pela Câmara Municipal de Silves em colaboração com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves.
Esta recuperação está a ser conduzida pelo Serviço de Conservação e Restauro da Divisão de Cultura, Turismo e Património e Serviço de Carpintaria da Divisão de Obras Municipais e Trânsito da autarquia.

“O pavimento em madeira do templo encontra-se bastante mal tratado sobretudo devido às condições ambientais do espaço (nomeadamente o excesso de humidade outrora ali existente) e à ausência ou realização de manutenções deficientes e restauros dissonantes. Contudo, apesar de todos estes fatores de degradação e alteração, a qualidade da madeira existente confere ao conjunto um bom estado de conservação, pelo que importa recuperá-lo”, explica a autarquia.
A intervenção, que começou no início do mês de setembro, deverá ter uma duração “de cerca de 92 dias e seguirá uma metodologia com elevado carácter conservativo, nomeadamente procedendo-se à recuperação da madeira existente, à sua limpeza, desinfestação, consolidação, preenchimento de lacunas, substituição de restauros dissonantes e aplicação de camada de proteção.”
A intervenção neste espaço, classificado como Monumento Nacional, desde 1922, “foi previamente aprovada pela tutela – a Direção Geral do Património Cultural -, tendo sido desenvolvido antecipadamente o diagnóstico do estado de conservação pela equipa de Conservação e Restauro da autarquia”.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Nova sede da Junta de Armação de Pêra vai ser inaugurada

A nova sede da Junta de Freguesia de Armação de Pêra vai ser inaugurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *