Home / Sociedade / Lazer / Festa de Nossa Senhora da Saúde em Messines

Festa de Nossa Senhora da Saúde em Messines

Termina no próximo sábado, dia 21 de setembro, a tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Saúde que se assinala em São Bartolomeu de Messines, organizada pela Paróquia de S. Bartolomeu de Messines.
As festividades tiveram início no dia 14 de setembro, quando a imagem de Nossa Senhora da Saúde desceu da Ermida para a Igreja Matriz, onde estará até à procissão que a levará de volta, que se realiza no dia 21 de setembro, após a Missa Solene marcada para as 16h.
Os festejos encerram com a realização de um arraial, com animação musical, que se inicia às 19h30, no Jardim Municipal.

A festa em honra de Nossa Senhora da Saúde é desde há vários séculos a principal cerimónia religiosa da freguesia de S. B. de Messines. A ermida já existia em 1705, embora se desconheça quando foi construída. A solenidade realizava-se, em 1758, no dia do Santíssimo Nome de Maria, para em 1825 decorrer entre 20 e 22 de setembro. Data em que foi criada a feira, junto à ermida, com o objetivo de enobrecer a festividade, que ali decorria. Somente em 1948 Nossa Senhora desceu à igreja matriz, numa prática que se tornou frequente em meados da década de 1950 e que perdura nos nossos dias.

De assinalar ainda que este ano os messinenses têm a oportunidade de ver a imagem de Nossa Senhora da Saúde já restaurada e devolvida à sua condição inicial, depois de um apurado trabalho de recuperação que decorreu nos últimos meses.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Ciclo de Cinema ao Ar Livre volta a percorrer as freguesias do concelho de Silves

A Câmara Municipal de Silves, numa parceria com o Cineclube de Faro, irá promover um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *