Home / Concelho / Pavimento em madeira da Sé de Silves vai ser recuperado

Pavimento em madeira da Sé de Silves vai ser recuperado

O pavimento em madeira da Sé de Silves vai beneficiar de obras de recuperação realizadas pela Câmara Municipal de Silves em colaboração com a Paróquia de Nossa senhora da Conceição de Silves.

Segundo foi anunciado pela Câmara Municipal, os trabalhos tiveram início no dia 4 de setembro e serão conduzidos pelo  Serviço de Conservação e Restauro da Divisão de Cultura, Turismo e Património e do Serviço de Carpintaria da Divisão de Obras Municipais e Trânsito da autarquia.

“O pavimento em madeira do templo encontra-se bastante mal tratado sobretudo devido às condições ambientais do espaço (nomeadamente o excesso de humidade outrora ali existente) e à ausência ou realização de manutenções deficientes e restauros dissonantes. Contudo, apesar de todos estes fatores de degradação e alteração, a qualidade da madeira existente confere ao conjunto um bom estado de conservação, pelo que importa recuperá-lo”, explica a autarquia.

A “intervenção deverá ter uma duração de cerca de 92 dias e seguirá uma metodologia com elevado carácter conservativo, nomeadamente procedendo-se à recuperação da madeira existente, à sua limpeza, desinfestação, consolidação, preenchimento de lacunas, substituição de restauros dissonantes e aplicação de camada de proteção.”

A intervenção neste espaço, classificado como Monumento Nacional, desde 1922, “foi previamente aprovada pela tutela – a Direção Geral do Património Cultural -, tendo sido desenvolvido antecipadamente o diagnóstico do estado de conservação pela equipa de Conservação e Restauro da autarquia, recorrendo a um minucioso mapeamento de patologias.

Esta intervenção pretende garantir a salvaguarda do pavimento existente, seguindo o princípio da intervenção mínima que deve orientar sempre as intervenções de conservação e restauro, bem como a segurança das pessoas que circulam diariamente por aquele monumento nacional.”

 

Veja Também

Mais de 80 atletas distinguidos no Dia do Município

A segunda parte da cerimónia do Dia do Município que decorreu no Castelo de Silves, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *