Home / Vida / Saúde & Bem Estar / Programa “Agarra a Vida”, de prevenção do suicídio com ações em Silves

Programa “Agarra a Vida”, de prevenção do suicídio com ações em Silves

O Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve promove o programa “Agarra a Vida” , no âmbito de “Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio”, com várias atividades que irão decorrer no Barlavento algarvio, incluindo no concelho de Silves.

Assim, no dia 6 de setembro, às 10h30, no Mercado Municipal de Silves, irá realizar-se uma ação de sensibilização junto da população, com a intervenção da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Silves.
Esta Equipa estará ainda, no dia 23 de setembro, às 15h, na Biblioteca Municipal, para uma sessão de sensibilização da comunidade, com o tema “Promoção de Saúde Mental”.

No âmbito deste programa, Silves recebe ainda a 1ª etapa do 1º Passeio de Bicicleta “Pedalar pela Vida”, integrado na iniciativa mundial “Cycle around the globe”. Este passeio irá decorrer no dia 14 de setembro e passa pelos concelhos de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique.
Esta primeira etapa tem início às 8h30, em Portimão, no Pavilhão Arena, seguindo por Lagoa e terminando em Monchique. Em Silves, os ciclistas passam às 11h, nas Piscinas Municipais. (As inscrições para este passeio estão abertas e são gratuitas até ao dia 11 de setembro, podendo ser efetuadas através do site do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.)

“Sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve” é o objetivo principal deste programa que é integrado numa campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, com o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia, do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio e ainda com a colaboração das autarquias de Portimão, Lagos, Lagoa, Silves, Vila do Bispo e Monchique e diversas empresas.

As iniciativas tiveram início no dia 2 de setembro, no Hospital de Portimão com uma palestra sobre a temática “Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio” e terminam no dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, com um debate público sobre a “Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio”, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), entre as 18h e as 20h.

Ainda em Portimão, no átrio do hospital, estará patente uma exposição, durante todo o mês, com informação sobre a depressão, a prevenção do suicídio e a redução do estigma na doença mental.

O programa completo pode ser consultado aqui: Programa_Agarra-a-Vida_programa

Veja Também

Holisticamente falando… Comece por si!

Na expectativa de que queiramos que as coisas aconteçam como fizemos a nossa mente crer, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *