Home / Economia & Emprego / Economia / 71% dos portugueses preferem passar férias nas praias nacionais

71% dos portugueses preferem passar férias nas praias nacionais

O Observador Cetelem Férias 2019 inquiriu os portugueses sobre os seus destinos preferidos nesta época do ano e a grande maioria (71%) aponta Portugal como o destino favorito para gozar as férias.

Na hora de escolher o destino de férias, o Observador Cetelem apurou que o principal critério que influencia a escolha do destino é o clima, referido por 57% dos portugueses. Além de prezarem o bom tempo, o custo do destino revelou também ser um importante critério de escolha (49%), seguido das promoções (28%).

A escolha do destino e a paisagem preferida dos portugueses para esta altura é a praia (71%); seguida da cidade (29%); campo (24%) e montanha (7%). Mas o ideal é que o destino seja em território nacional, pelo menos é o que afirmam 71% dos portugueses, que parecem preferir passar férias dentro do país. Já 28% dos inquiridos escolhem gozar as férias no estrangeiro e 2% referem conjugar os dois.

A praia parece ser também o destino preferidos dos viajantes mais jovens – entre os 25 e os 34 anos (80%). Já o campo é a escolha para 40% dos inquiridos com mais de 55 anos, que tendem a procurar um destino de descanso mais calmo. Os inquiridos da região Sul do país são os que mais indicam a cidade como destino de férias preferido (39%).

Férias: em Portugal ou no estrangeiro?

No seguimento da preferência dos portugueses pela praia, a região sul de Portugal surge, sem grandes surpresas, como o destino preferencial dos portugueses: o distrito de Faro lidera a lista (43%); seguindo-se Beja (10%) e Lisboa (7%).

Para os portugueses que preferem passar as férias além-fronteiras, os destinos europeus são a escolha de 67% dos inquiridos, com uma clara preferência pelo país vizinho: 35% dos participantes no estudo indicam Espanha como destino de férias de verão. Seguem-se a Grécia (10%), a Inglaterra e o Brasil (ambos com 9%).

Parceiros e Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Férias 2019 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade. 

Veja Também

Empresa de construção civil com ofertas de emprego para Silves

A empresa Oliveiras, S.A, Engenharia e Construção, admite para obras de Construção Civil, na zona …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *