O projeto TransforMAR estará na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, de 26 a 28 de julho, promovendo a recolha de materiais plásticos na praia, os quais são depois transformados em equipamentos.
Este é um projeto do Lidl Portugal que envolve várias entidades: a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Electrão, a APA, a Quercus e a Associação Zero.
O TransforMAR é uma iniciativa que desafia as pessoas a recolher plásticos para os transformar em equipamentos para a comunidade. Este projeto insere-se no âmbito do compromisso de redução de 20% do plástico até 2025, assumido pelo Lidl em 2018.
O TransforMAR irá percorrer este verão, 45 praias, “para sensibilizar para a importância de um comportamento mais responsável em relação aos materiais plásticos e para os princípios da economia circular, com atividades para toda a família.”
Em cada uma das praias que recebe o TransforMar é instalado um plasticódromo, onde os utentes podem colocar o plástico recolhido na praia ou em casa. Através do plasticódromo, pretende-se estimular o público a reencaminhar devidamente os materiais e resíduos plásticos. Assim, estes materiais podem ter uma nova vida e não acabam no mar, uma vez que o plástico recolhido vai ser transformado em equipamentos de atividade física, que vão ficar nas praias onde foi recolhido.
No ano passado, o “plasticódromo” esteve instalado em 14 praias, tendo recolhido 1,5 toneladas de material plástico, o correspondente a 88 mil unidades de plásticos e a quase 6 300 unidades recolhidas em cada praia.
Os plásticos recolhidos serão transformados em aparelhos de circuito de atividade física que se destinam a ser instalados nas praias onde decorre esta iniciativa.