Home / Sociedade / Educação / O sucesso dos alunos e da Escola Profissional de Alte

O sucesso dos alunos e da Escola Profissional de Alte

O Sucesso dos Alunos e da Escola Profissional Cândido Guerreiro /Alte

«Com base nos dados estatísticos da DGEEC – Direção-geral de Estatística da Educação e Ciência referentes a 1 300 000 alunos distribuídos por 5 200 escolas, no mês de janeiro de 2019 esta entidade publicou os indicadores dos resultados referentes ao ano 2018 de todas as escolas públicas e privadas que lecionam em Portugal os ensinos, básico, secundário e profissional. Após se debruçarem sobre esses dados e indicadores, em meados do mês de fevereiro de 2019, diversos órgãos da comunicação social construíram e publicaram rankings de escolas de diversa natureza e abordagem.

Os resultados obtidos pela Escola Profissional Cândido Guerreiro / Escola Profissional de Alte, neste ano em análise, foram bons. São resultados melhores que os do ano 2017 e dos anos anteriores, embora estes já estivessem acima da média nacional quando comparados com resultados dos alunos que frequentaram o ensino profissional e cursos da mesma área de formação dos realizados na Escola Profissional Cândido Guerreiro (informação http://infoescolas.mec.pt/Secundario ).

 

Ao nível da apreciação dos resultados obtidos pelas escolas que oferecem ensino profissional, houve rankings que ordenaram a Escola Profissional Cândido Guerreiro /Alte no grupo das escolas situadas no décimo quinto lugar, a nível nacional e terceiro lugar a nível regional, (https://www.jn.pt/nacional/infografias/interior/em-que-lugar-ficou-a-sua-escola-pesquise-e-consulte-o-ranking-2018-10582727.html). Num outro, em centésimo segundo quanto ao posicionamento geral (https://expresso.pt/ranking-das-escolas-2018#gs.qyU6o1Xu ) e colocada na primeira posição a nível regional quanto comparam a taxa de conclusão dos cursos e as taxas de abandono escolar dos alunos.

O atrás referido tem o valor que tem. Naturalmente que é melhor ter um trabalho assim posicionado e reconhecido do que posicionado mais abaixo, isto é pior. Mas para nós, antes de valorizarmos qualquer ranking de escolas, estes são dados que nos interessam para que toda a comunidade educativa, mais particularmente, para que toda a comunidade escolar tome consciência do resultado do trabalho que aqui realizamos e do foco permanente que é necessário manter, para que, responsavelmente, consigamos melhor servir as famílias que nos procuram confiando a educação e formação dos seus educandos a esta escola profissional.

Não andamos a correr atrás de ninguém nem à frente de ninguém. Não nos interessam rankings, pois estes não conseguem avaliar e traduzir tudo aquilo que é a realidade muito particular de cada uma das escolas.

Não somos melhor nem pior que os outros. Somos nós, somos a Escola Profissional Cândido Guerreiro / Alte com as suas potencialidades e dificuldades.

Mas, fazendo fé nos indicadores publicados, quando comparadas as taxas de conclusão desta escola profissional com as taxas de conclusão média do restante sistema de oferta de formação profissional da mesma natureza, os dados publicados evidenciam que os alunos, e logo as suas famílias, têm um ganho ao preferirem frequentar a Escola Profissional Cândido Guerreiro para realizar e certificar a formação profissional aqui no Algarve.

Aos professores, funcionários, parceiros, alunos e ex-alunos que terminaram os respetivos cursos e que, todos com o seu trabalho e dedicação ou cooperação contribuíram para alcançar os resultados obtidos e publicados nos últimos anos, um muito obrigado. (Ver: http://infoescolas.mec.pt/Secundario ) »

Texto da responsabilidade da Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte

 

 

 

 

 

 

Veja Também

Blues & Rock nos Sunset Secrets no Castelo de Silves

No Castelo de Silves continuam os eventos Sunset Secrets- Quintas do Castelo que se realizam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *