Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Messines vai ter o 1º Mercado da Terra realizado em Portugal

Messines vai ter o 1º Mercado da Terra realizado em Portugal

O 1º Mercado da Terra de São Bartolomeu de Messines irá decorrer no dia 25 de maio, no Mercado Municipal da Vila.
Este será o primeiro Mercado da Terra do Slow Food realizado em Portugal.

Este é um evento mensal inserido na rede mundial dos mercados da terra promovido pela associação Slow Food que tem igualmente como objetivo que nas primeiras iniciativas cada mercado divulgue uma comunidade estrangeira local, a sua gastronomia, produtos e cultura. Nesta primeira edição de maio, a comunidade marroquina será a convidada.
O objetivo principal é o de criar um mercado de produtores diferenciado pela qualidade, em São Bartolomeu de Messines, promovendo também o conceito da gastronomia e da dieta mediterrânica e criando junto de públicos mais jovens o hábito de compra no Mercado Municipal.

O Slow Food (em inglês, literalmente, comida lenta) é um movimento e uma organização não governamental fundados por Carlo Petrini em 1986, tendo como objetivo promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente. É uma contraposição política e filosófica à massificação e padronização oferecida pelo fast-food. Assim, como a Slow Food, outras organizações não governamentais, como o Cittaslow, também propõem uma redução na velocidade do ritmo da vida contemporâneo. Juntas, tais organizações formaram o movimento conhecido como o Slow Movement.

Com o projetos dos Mercados da Terra, o Slow Food inicia uma rede internacional de mercados de agricultores coerentes com a sua filosofia: alimentos bons para o paladar, limpos para o ambiente e justos para a sociedade. À venda encontram-se somente produtos locais e da estação, vendidos diretamente por quem os produz.

Os mercados são organizados em períodos regulares, previsivelmente uma vez por mês, no mesmo lugar e nos mesmos horários. Haverá também um programa de gastronomia, de animação, na rua, e atividades no interior ( a divulgar em breve).

Veja Também

Ciclo de Cinema ao Ar Livre percorre o concelho de Silves

Um Ciclo de Cinema ao Ar Livre volta a percorrer as freguesias do concelho de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *