Home / Sociedade / História & Património / Avança de novo a classificação da Fábrica do Inglês

Avança de novo a classificação da Fábrica do Inglês

O processo de classificação da Fábrica do Inglês como Monumento de Interesse Público (MIP) está de novo a decorrer, por iniciativa da Direção Geral do Património Cultural, e tem um ano para ser finalizado.
Recorde-se que em outubro de 2018 foi notícia a caducidade do procedimento que estava a decorrer, por incumprimento de um prazo legal.

A classificação de MIP irá abranger a Fábrica do Inglês no seu conjunto, incluindo os jardins e o património móvel integrado, nomeadamente o do Museu da Cortiça. No documento da DGPC encontra-se os elementos históricos que justificam este pedido de classificação da antiga Fábrica de Cortiça da Avern, Son & Barris, construída em 1893-94 e que se manteve em funcionamento até 1991, num edificado “pouco comum num Portugal de banalidades”.
Lembra-se também a aquisição do espaço pelo Grupo Alicoop, que o transformou num complexo de animação turística, e o seu abandono após a falência do grupo. Nessa altura, em 2010, a Câmara Municipal de Silves requereu a classificação do imóvel, que foi classificado como Monumento de Interesse Municipal (MIM), o que não impediu que o mesmo permanecesse abandonado.

A 30 de maio de 2014, o espólio do museu e o edifício foram a leilão público, tendo os mesmos sido adquiridos pelo Grupo Nogueira, num leilão em que a Câmara Municipal de Silves também participou, sem conseguir ganhar. Já os restantes edifícios foram adquiridos pela Caixa Geral de Depósitos por mais de dois milhões de euros.
Em 2016, a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial solicitou a classificação do espaço com um grau de interesse nacional.
Os elementos relativos ao processo podem ser consultados nas páginas eletrónicas da Direção-Geral do Património Cultural, Direção Regional de Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Silves.

Veja Também

Grupo Motard Wild Horse festeja aniversário com Piri Piri Contest e outras atividades

O IV Aniversário do Grupo Motard Wild Horse será festejado com várias atividades que irão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *