Home / Concelho / 2 Doces de Silves apurados para o concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”

2 Doces de Silves apurados para o concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”

Foi hoje (17 de abril) divulgada a lista dos doces que irão concorrer ao concurso “7 Maravilhas de Portugal”, sendo que Silves viu incluídos 2 doces: as Apólitas (na categoria de Doces de Inovação) e o Morgado Algarvio (na categoria Doce de Colher e Doce à Fatia).

Apólitas

Os dois doces de Silves foram escolhidos entre uma lista de 907 candidaturas, o maior número alguma vez alcançado. Da análise feita por um painel de especialistas, constituído por 140 personalidades, foram identificados os 420 doces que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Agora esta lista será reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público.

Morgado algarvio

Estes 140 doces vão ser revelados a 7 de maio e são votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

“A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprova-o, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação. O papel dos especialistas é garantir a idoneidade do processo, fazendo uma pré-seleção daquilo que os portugueses vão votar. A lista de 140 doces que revelamos a 7 de maio vai ser a cereja no topo do bolo desde processo”, acrescenta Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

De referir que, do Algarve, além dos doces de Silves, estão a concurso doces de Aljezur, Portimão, Monchique, Olhão, Lagos, Loulé, Faro e Vila Real de Santo António.

 

A eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal® é a oitava edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional:
7 Maravilhas de Portugal® (Património Histórico), em 2007
7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® (Património Histórico), em 2009
7 Maravilhas Naturais de Portugal®, em 2010
7 Maravilhas da Gastronomia®, em 2011
7 Maravilhas® – Praias de Portugal, em 2012
7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, em 2017
7 Maravilhas à Mesa®, em 2018

Veja Também

Município de Silves adere a projeto de políticas fiscais verdes

Desenhar e desenvolver políticas fiscais locais “verdes”, a fim de promover a utilização de fontes …

Um Comentário

  1. A autarquia que apoie minimamente a cultura gastronómica do concelho, e certamente que iriam mais doces a concurso.
    Que tenham a sorte de passar as próximas eliminatórias.
    Por Silves!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *