Home / Economia & Emprego / Economia / Município de Silves sobe a nível regional e nacional, no Ranking dos Municípios

Município de Silves sobe a nível regional e nacional, no Ranking dos Municípios

O Município de Silves subiu 10 posições no Ranking Nacional dos Municípios e 2 posições no Ranking Regional, no estudo anual divulgado pela Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©.
No contexto dos 308 municípios portugueses, Silves está este ano na 66ª posição, o que representa um avanço de 10 posições relativamente ao ano anterior, quando ocupou a 76ª posição.
Já no que se refere ao ranking dos municípios algarvios, Silves subiu este ano duas posições, ocupando agora o 7º lugar, e deixando a 9º posição que ocupou o ano passado.

Este estudo avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). Os resultados e posições dos municípios no Ranking resultam de um análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais. A metodologia é composta por três variáveis base: a económica turística e social, representada por dados estatísticos; a procura através das pesquisas online, captadas pela ferramenta Digital Demand – D2©; e a performance online, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada concelho.

Segundo esta análise, no ranking regional, Silves teve uma subida em duas destas categorias: nos Negócios subiu três lugares da 10ª posição para a 7ª; e no Viver passou da 9ª posição para a 7ª. Regista uma ligeira queda na categoria Turismo (Visitar), passando este ano para a 9ª posição, quando no ano passado estava na 8ª.

No que respeita à procura online um dos temas ou “brandtags” mais procurados sobre o município continua a ser o de “locais históricos”.

 

Destaques sobre o Algarve no Portugal City Brand Ranking© 2019

Nesta 6ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, Faro continua a ser a grande referência da região algarvia. Tal como no ranking de 2018, a Região do Algarve apresenta pequenas variações mas muitas mudanças nas posições. O grande destaque vai para Portimão (+1) que consegue pela primeira vez saltar da 3ª posição do Ranking Regional do Algarve para o 2º lugar e estrear-se também na liderança da Dimensão Visitar algarvia.

Apesar da ligeira descida, Albufeira (-1) continua firme no pódio em todas as dimensões da região. Tavira (-1) foi ultrapassada por Loulé que melhorou o seu desempenho de forma considerável no âmbito dos Negócios. Já a meio da tabela, Silves (+2) recupera as duas posições cedidas na edição passada do PCBR©, relegando Vila Real de Santo António (-1) e Olhão (-1) para as posições que detinham na edição de 2017. No Ranking Algarvio houve ainda lugar para mais uma mexida: Lagoa (+1) sobe ao 12º lugar deixando o 13º para Monchique (-1).

O ano de 2018 foi de grandes variações no D2© dos municípios algarvios que viram as pesquisas por negócios aumentar em 32%, sendo que “Empreendedorismo” foi o tópico que mais cresceu. Já no âmbito do Turismo, “Parques Naturais” está entre os tópicos que mais cresceu.

Veja Também

In Loco faz sessão de informação em Messines para agricultores que querem comercializar produtos

A Associação In Loco organiza, no dia 15 de abril, em São Bartolomeu de Messines, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *