Home / Concelho / Novos topónimos em Messines – Inaugurações vão continuar

Novos topónimos em Messines – Inaugurações vão continuar

O advogado e antigo deputado António Neves Anacleto e o piloto Luís Carreira são dois dos homenageados nos novos topónimos que, em março, foram colocados em muitas ruas da vila de São Bartolomeu de Messines.
Mas as inaugurações irão continuar.

A família de Neves Anacleto na homenagem em Messines

A homenagem a António Neves Anacleto, natural da Amorosa, realizou-se no dia 16 de março e contou com a presença de familiares conhecidos, nomeadamente do economista e fundador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, neto do homenageado.
Neves Anacleto, que nasceu em 1897, filho de famílias modestas, foi um advogado conhecido em Faro. Foi diretor do jornal anarquista ”A Ideia” e do semanário “Alma Algarvia”. Perseguido pelas suas ideias políticas, contrárias ao regime fascista, foi preso várias vezes e em 1928 foi o primeiro deportado a ser enviado para Moçambique, pela ditadura militar. Em Moçambique funda e dirige “O Jornal”, mas por pouco tempo, pois volta a ser perseguido pela polícia política. Foge para a África do Sul, e daí para a Europa, vivendo em vários países. Regressa a Portugal após o 25 de abril de 1974, e por convite de Francisco Sá Carneiro, integra as listas de deputados do PSD à Assembleia da República e foi deputado com a idade de 81 anos. Faleceu em Lisboa, com 93 anos, em 1990, deixando muitos livros publicados, entre os quais se destaca a obra autobiográfico “A Longa Luta”.

No Largo Luís Carreira

Já no dia 23 de março, foi a vez das motos se fazerem ouvir, junto ao Bar Mitto’s, onde foi descerrada a placa toponímica “Largo Luís Carreira”. Foi num clima de emoção e saudade que dezenas de motards, familiares e muitos amigos se reuniram para esta homenagem ao piloto Luís Carreira, falecido precocemente aos 35 anos, vítima de acidente, quando participava no Grande Prémio de Macau, em novembro de 2012.
Tomou a palavra, João Carlos Correia, naquele que foi o seu último ato oficial enquanto presidente da Junta de Freguesia de Messines, para relembrar os feitos e títulos conquistados por Luís Carreira, mas principalmente as suas qualidades enquanto ser humano.
Seguidamente os pais de Luís Carreira usaram da palavra para recordar aquele que não esquecem, agradecendo a todos os presentes.
Também a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, lembrou os anos de infância e juventude partilhados com Luís Carreira e falou do tempo e das brincadeiras que tinham enquanto vizinhos.
Outros amigos recordaram também a sua paixão precoce pelas motas, uma paixão que o levaria a seguir esse percurso, com grande sucesso, tendo sido piloto oficial da Honda e Campeão Nacional de Stocksport 1000 em 2005, 2008, 2009 e 2010 além de ter alcançado diversos outros títulos e troféus na área do motociclismo.

Outras inaugurações
A colocação de topónimos em várias ruas da Vila de Messines foi decidida há já quatro anos, sendo que na altura a Junta de Freguesia organizou uma sessão aberta a toda a população, convidando a mesma a sugerir nomes para as ruas.

O culminar desse processo chegou agora, no mês de março, quando as placas começaram a surgir em várias ruas, surpreendendo e também provocando algum descontentamento em certos moradores que não encontram lógica no nome que foi atribuído às suas ruas, por os mesmos não terem ligação à zona.

No entanto, a Junta de Freguesia destaca que o processo foi conduzido de forma transparente, com o envolvimento da população e que havia muitas queixas e problemas derivados do facto de muitas ruas não terem nomes. Ao que o Terra Ruiva apurou, junto da autarquia messinense, muito em breve serão descerradas outras placas toponímicas, com cerimónias de homenagem aos messinenses assim distinguidos.

Veja Também

Pelourinho da Praça do Município foi restaurado e revelou novos elementos

O Pelourinho de Silves, que se pode encontra na Praça do Município desta cidade, foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *