Novas viaturas e nova Direção no 42º aniversário dos Bombeiros de Messines

O 42º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines ficou também marcado pela apresentação de novas viaturas e equipamento que está ao serviço desta corporação.

 A comemoração do aniversário, no dia 10 de março, começou pela manhã, com uma missa dedicada aos bombeiros já falecidos. Na parte da tarde, o quartel recebeu os convidados institucionais, nomeadamente a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, o presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, João Carlos Correia, o 2º comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil de Faro, Abel Gomes, e outros convidados.

A intervenção da presidente da Direção, Emília Rodrigues

As várias intervenções feitas na cerimónia tiveram alguns denominadores comuns. A presidente da Direção, Emília Rodrigues e a presidente da Assembleia Geral, Ana Sofia Belchior, destacaram e elogiaram o corpo de bombeiros de Messines, agradecendo o seu esforço e empenho nas missões, não esquecendo as dificuldades que têm enfrentado nos últimos tempos.

A intervenção da presidente da Assembleia Geral, Ana Sofia Belchior

O mesmo foi realçado pelos restantes intervenientes, enquanto o presidente da Junta de Messines, João Carlos Correia reforçou a sua intervenção com um apelo aos messinenses para que se interessem pelas associações existentes na freguesia, para que cuidem delas e para que participem, pois que as mesmas são as grandes forças vivas desta comunidade.

Os convidados aguardando a bênção das viaturas

A segunda parte desta cerimónia decorreu no exterior do quartel, com a participação do pároco de São Bartolomeu de Messines chamado para benzer os novos equipamentos, nomeadamente um auto tanque oferecido pela Câmara Municipal de Silves, uma ambulância para transporte de doentes, adquirida com os meios da própria Associação Humanitária, uma bomba extratora para ser usada em inundações, esta última oferecida pela REN e outro equipamento oferecido pela comunidade estrangeira.

As novas viaturas

Seguidamente, realizou-se um desfile das viaturas dos Bombeiros Voluntários de Messines, percorrendo as ruas da Vila.
De destacar ainda que, muito perto do quartel, foi também inaugurada a placa que assinala a “Rua dos Bombeiros Voluntários”.

Eleita nova Direção

Uma das dificuldades enfrentadas pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines, e que foi referida em intervenções neste aniversário, teve a ver com a saída consecutiva de três membros da Direção, o que obrigou a eleições intercalares, para completar o triénio 2017-2019.
Às eleições, realizadas a 27 de fevereiro de 2019, apresentou-se uma única lista, na qual se mantiveram quatro pessoas das eleitas em 2017, nomeadamente a presidente da Direção, Emília Rodrigues, um vogal e dois suplentes.

A nova Direção ficou assim constituída:

Presidente – Emília Maria Silva Rodrigues
Vice-Presidente – Jorge Fernandes Palma Rita
Tesoureiro – Joaquim Manuel Costa Palma
1º Secretário- Aldemiro Manuel Estreia Pires
2º Secretário- Filipe José Guerreiro Santos
1º Vogal – Paulo da Silva Guia
2º Vogal – Luís Manuel Caixinha Rosa
1º Suplente – José Francisco Nunes
2º Suplente – João Pereira Cabrita
3º Suplente – Rui Manuel Martins Lourenço
4º Suplente- Valdemar Cabrita Firmino

Veja Também

Corte de rua em Alcantarilha

O Município de Silves informa que a circulação automóvel na Rua 25 de Abril, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *