Home / Sociedade / Cultura / Exposição Internacional “Comenius e a Arte de Ensinar”, em Messines

Exposição Internacional “Comenius e a Arte de Ensinar”, em Messines

A exposição internacional “Comenius e a Arte de Ensinar”, que já passou por várias cidades de três países, estará, em março, em São Bartolomeu de Messines, numa ação realizada no âmbito do 189.º aniversário de nascimento de João de Deus.
Esta exposição, que  já esteve nas cidades de Barcelona e Málaga, em Espanha, Bolonha, em Itália, e Porto, em solo português, destaca Comenius, pedagogo do séc. XVII e pai do ensino pictórico, pensador universalista que defendia que se deve “ensinar, tudo a todos e totalmente”, uma premissa que continua válida nos dias de hoje.
A sua principal obra, «Ditacta Magna», ainda é lida e vendida em várias línguas à escala global.

Tendo o ideário de Comenius sido absorvido pela maçonaria e influenciado outros pedagogos, como Maria Montessori, esta exposição “chega ao Algarve acrescida de valor, porquanto estabelece uma proximidade ao trabalho do algarvio, messinense, João de Deus, autor da Cartilha Maternal”, informa a organização.

A mostra, avaliada em mais de 36 mil euros, será acompanhada, em alguns momentos da sua permanência na região, por livros raros, alguns deles primeiras edições.
“Pelo facto de a exposição circular no Algarve durante vários meses seguidos, não será possível ter sempre os mesmos livros, e nem sempre os livros mais antigos em exposição durante muito tempo. Alguns têm 200 anos e é necessário que estejam em repouso e com pouca exposição à luz. Não obstante, está a ser diligenciado junto da Rede de Bibliotecas do Algarve a exposição dos mesmos títulos mas de edições mais recentes, de modo a ser possível uma verdadeira representatividade do legado cultural de Comenius e de João de Deus”.

A primeira paragem desta mostra foi na Biblioteca da Universidade do Algarve, no mês de fevereiro. Agora, a mesma estará na Casa-Museu João Deus, em São Bartolomeu de Messines, até ao dia 22 de março, seguindo depois para outras cidades algarvias, até ao final do ano.

Veja Também

Concurso de Música Moderna com inscrições abertas

Ate ao dia 24 de março estão abertas as inscrições para participação no MÚSICA JA! …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *