Home / Vida / Pessoas / Município de Silves e outras entidades manifestam pesar pelo falecimento de Jorge Ponciano

Município de Silves e outras entidades manifestam pesar pelo falecimento de Jorge Ponciano

O Município de Silves manifesta “o seu profundo pesar” pela morte de Jorge Ponciano da Cruz, que atualmente desempenhava funções de Chefe de Divisão de Desporto, Juventude, Educação e Ação Social.
Era também membro dos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Silves e da Santa Casa da Misericórdia de Silves, entidades que já expressaram igualmente o seu pesar.

Jorge Alexandre Ponciano da Cruz, natural de Pinhel, era funcionário da autarquia de Silves desde 2001, e faleceu inesperadamente, na passada segunda-feira, vítima de doença súbita. O seu funeral terá lugar em Silves, amanhã, dia 7 de março, às 16h, saindo da Capela Mortuária.

Na sua nota de pesar, o Município de Silves lembra que Jorge Ponciano tinha a seu cargo uma vasta equipa de profissionais, tendo concretizado várias tarefas e projetos, «que dignificaram e valorizaram, em muito, a ação desta autarquia, promovendo o bem-estar dos munícipes e melhorando consideravelmente as instalações a seu cargo.»

«Licenciado em Educação Social pela Universidade do Algarve e Mestre em Ciências da Educação, Variante em Administração e Gestão Educacional pela Universidade de Évora, onde defendeu a sua tese “Évora, Cidade Educadora”: contributos para a definição de políticas locais de educação, tendo obtido a classificação final de 19 valores, tinha uma personalidade alegre e forte, entregando-se com grande empenho, criatividade e dinâmica ao trabalho, procurando envolver-se pessoalmente em todos os projetos que eram dinamizados pelas equipas a seu cargo. Dizia, num dos trabalhos escritos que deixou: «A realização do Homem no seu desígnio último – ser feliz, encontrar-se a si mesmo e consigo mesmo enquanto pessoa que se relaciona com os outros seres, humanos ou não! – foi o motivo que me levou a escolher o meu curso e que me fez acreditar, que com ele poderia ajudar os meus semelhantes a descobrirem o melhor de si mesmos e, dessa maneira, contribuir para a construção de uma sociedade melhor.»
Foi com este espírito que trabalhou nesta autarquia desde o dia em que aqui entrou e é assim que todos os que nela trabalham o recordarão.

À família, nomeadamente à sua mãe, irmãos e sobrinhos e aos amigos, o Município de Silves – executivo e todos os funcionários – deixa sentidas condolências e um abraço de amizade, neste momento de dor.»

Um sonhador que concretizava

É assim que sempre te vi, Jorge, e essa é a imagem que guardarei. Um sonhador incorrigível com o enorme talento de ser capaz de ultrapassar a imaginação e de concretizar os sonhos.
A autarquia de Silves, onde tanto gostavas de trabalhar porque tinhas um verdadeiro sentido do serviço público, a cidade que escolheste para viver, os jovens pelos quais tanto trabalhaste, todos sentirão a tua falta. Sentirão a ausência da tua capacidade de trabalho, a tua ambição de fazer mais e melhor, de verdadeiramente ser um agente de mudança.
Os amigos sentirão também a falta do teu sorriso e do teu carinho. Da tua gentileza e humanidade.
Quem me virá agora falar da ideia de uma cidade educadora, verdadeiramente livre e empenhada no desenvolvimento do ser humano? E com quem discutirei as mil e uma formas de fazer muito trabalho com poucos meios e ainda assim alcançar resultados de destaque?
Jorge, entraste na minha vida com uma reportagem que fiz no Terra Ruiva. Durante os anos que se seguiram estiveste sempre presente, numa amizade tranquila e segura. Não irás nunca embora, porque a amizade é isso mesmo. É saber guardar, ainda que só no coração.

É com grande tristeza que escrevo estas linhas e apresento as mais sinceras condolências à família e amigos, em meu nome pessoal e do Terra Ruiva.

Paula Bravo

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins

Horóscopo Semanal Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 Carta Dominante: O Papa, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *