Home / Concelho / Balanço positivo da 3ª Mostra da Laranja que ficou marcada pela visita do presidente da República

Balanço positivo da 3ª Mostra da Laranja que ficou marcada pela visita do presidente da República

É um balanço positivo que se faz na avaliação da 3ª Mostra Silves Capital da Laranja que decorreu em Silves. A visita do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um dos momentos altos desta terceira edição que ganhou uma projeção nacional igualmente pela presença da RTP, a transmitir a partir do Castelo.

De 15 a 17 de fevereiro, a 3ª Mostra Silves Capital da Laranja, organizada pela Câmara Municipal de Silves, teve como objetivo principal promover a citricultura do concelho, destacando as qualidades únicas da Laranja de Silves.
Na Fissul, cerca de 70 expositores de produtores de citrinos e de outros produtos, além de associações e artesãos mostraram o que de melhor a região tem para oferecer.

A inauguração do certame começou precisamente por uma visita ao mesmo, tendo marcado presença diversas entidades regionais. Além do executivo camarário, liderado pela presidente Rosa Palma, e do presidente da Assembleia Municipal, Vítor Rodrigues, destaca-se a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas e do diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro.

Na inauguração do certame

Durante os três dias, a Mostra ofereceu um variado programa de animação, com os espetáculos musicais de destaque a cargo de Cuca Roseta e António Zambujo, mas também com a participação de associações, Polos de Educação ao Longo da Vida e escolas do concelho. No exterior foram promovidas várias atividades recreativas e desportivas, mas o destaque foi para o balão de ar quente. As condições atmosféricas não permitiram que se realizassem todos os voos previstos, mas a novidade teve uma espantosa adesão de pessoas que queriam experimentar a sensação de voar no balão de Silves Capital da Laranja. Bastante concorrida esteve também a Marcha dos Namorados, realizada na manhã de domingo, dia 17.
Os assuntos mais sérios tiveram o seu espaço próprio e foram abordados com a realização da Conferência Laranja XXI, na qual vários técnicos e especialistas debateram temas relacionados com o sector dos citrinos.

O dia “forte” foi a 16 de fevereiro. Logo pela manhã, deu-se início à transmissão, em direto, do programa “Aqui Portugal”, da RTP 1. O Castelo de Silves foi o local escolhido pela televisão pública para a realização do programa apresentado por Hélder Reis, Joana Teles e Catarina Camacho. Intercalando reportagens a partir da Fissul, o programa deu palco a produtores, grupos e artistas do concelho.

A presidente da Câmara, com Hélder Reis, no Castelo de Silves

A meio da tarde, na Fissul, decorria o Concurso Regional de Cocktails, que teve como vencedores Rui Gonçalves (modalidade clássica) e André Guerreiro (modalidade flair), quando se deu a chegada do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Ao longo de duas horas, o presidente fez jus ao seu estilo próprio, percorrendo o certame, falando com dezenas de pessoas e tirando outras tantas fotografias.

O presidente da República com o executivo municipal e o presidente da Assembleia Municipal

De destacar ainda a realização, em simultâneo com a Mostra, do Fim de Semana com Sabor a Laranja que decorreu na cidade de Silves, com a participação de 19 restaurantes.
A forte adesão de expositores e de público confirmou que esta iniciativa da Câmara Municipal de Silves, para promover a laranja do concelho, entrou definitivamente na agenda concelhia e regional. E confirmou a ascensão e vitalidade de um produto que, não obstante os problemas existentes, emerge no panorama da região algarvia como um produto de excelência com grande potencialidade, como foi referido por diversas vezes no decorrer desta Mostra.

Veja Também

Algarve é cada vez mais procurado como destino para casar

O Algarve está a despertar um interesse crescente junto de quem procura um destino internacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *