Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Messines e São Marcos da Serra são freguesias prioritárias na limpeza de combustível

Messines e São Marcos da Serra são freguesias prioritárias na limpeza de combustível

O Governo divulgou uma lista de freguesias que devem ter prioridade para limpeza no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SNDFCI).
O diploma considera como áreas prioritárias para efeitos de fiscalização de gestão de combustível as freguesias de 1º e 2º prioridade, de acordo com a classificação feita pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, as áreas confinantes a edificações, os aglomerados populacionais, as áreas industriais, as redes viária e ferroviária e as linhas de transporte e distribuição de energia elétrica.

Mapa das freguesias no Algarve (prioritárias a vermelho)

No Algarve há 20 freguesias consideradas de 1ª prioridade, entre as quais estão incluídas as freguesias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra. Existe ainda uma lista de freguesias de 2ª prioridade, com oito freguesias algarvias, mas nenhuma delas do concelho de Silves.

Segundo o que foi determinado pelo Governo a fiscalização da limpeza de terrenos confinantes a edificações (numa faixa 50 metros); aglomerados populacionais e áreas industriais (numa faixa de 100 metros) tem de se efetuar entre os dias 1 de abril e 31 de maio. A fiscalização da limpeza das faixas de proteção das redes viária e ferroviária e das linhas de transporte e distribuição de energia elétrica será feita entre os dias 1 e 30 de junho.
O documento sublinha ainda que a definição das prioridades não isenta os agentes fiscalizadores do cumprimento de todas as disposições previstas no SNDFCI, não limitando a fiscalização às áreas e períodos referidos.

Veja Também

Programa da comemoração dos 45 anos do 25 de abril no Concelho de Silves

As comemoraçoes do 45º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, no Concelho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *