Home / Vida / Pessoas / Clube da Batucada nasce em Messines

Clube da Batucada nasce em Messines

No Jardim Municipal, junto à Escola EB 2,3 João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, encontramos uma aula aberta do Clube da Batucada.
No dia da nossa reportagem, um sol caloroso juntava-se à festa, por assim dizer. Que, no fundo, é um dos objetivos destas aulas, trazer alegria e animação aos participantes.
O Clube da Batucada é um projeto recente criado no âmbito do projeto social “Sorrir M” que tem vindo a ser desenvolvido na Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, apoiando pessoas de várias idades e estratos sociais com carências a nível emocional e psicológico. O “Sorrir M” define-se como um serviço que visa o desenvolvimento de competências da pessoa com deficiência e incapacidade com vista à sua autonomia e inclusão social.

Neste contexto, “a música é mais uma ferramenta para ajudar a desenvolver as suas capacidades”, explica o responsável do Clube da Batucada, o músico Rui Afonso. Além de ficarem a conhecer os diferentes instrumentos musicais e de aprenderem a tocar, os participantes desenvolvem a coordenação motora, um aspeto especialmente importante para pessoas com deficiências a esse nível, e aprendem noções de hábitos saudáveis, que também os auxiliarão no combate a determinados problemas.

Mas é através da música que se estabelece o laço fundamental. Perante a música, todos se tornam iguais “e podemos superar as nossas diferenças”, acrescenta Rui Afonso.

O professor Rui Afonso com uma parte dos alunos

E é isso que se verifica, no diversificado grupo de pessoas que se reúne no jardim, atento aos sinais do professor. A aula aberta começa com a “maluquia”. É um tempo de descontração, cada um toca o que lhe apetece, ao ritmo que entende, numa cacofonia de sons de tambores. Ao grupo de utentes do projeto “Sorrir M” juntam-se os participantes na aula aberta, alguns dos quais trazem os seus próprios instrumentos.
Na altura da nossa reportagem, estava ainda por receber a encomenda dos instrumentos que o Clube da Batucada irá ter à disposição, adquiridos pela Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, desde a primeira hora um apoio importante deste projeto. Por agora, improvisa-se um pouco, com instrumentos emprestados, mas nada que incomode os tocadores ou as muitas pessoas que passam pelo jardim e se detém a apreciar a “maluquia” ou o resto da aula, já com mais preceito, seguindo as indicações de Rui Afonso, que tem a colaboração informal de Carlos Peixoto.
“Não há aqui grandes músicos, incluindo eu”, diz este, bem disposto. Foi este antigo professor na EB 1 de Tunes que iniciou nessa escola a aventura da criação de um grupo de percussão, que viria a dar origem ao Percutunes, o conhecido grupo do concelho.

Carlos Peixoto dando instruções

Aqui, em Messines, a criação de um grupo de percussão abrangente, que não se limita aos utentes do “Sorrir M”, é também um dos objetivos deste projeto.

Assim, o Clube da Batucada está aberto a todas as pessoas com mais de 12 anos, de forma gratuita. As aulas abertas decorrem todas as quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, na Casa do Povo de Messines ou, quando o tempo o permite, no Jardim Municipal. Esta é uma forma de divulgar o projeto e incentivar à participação no mesmo, porque a música é um conhecido caminho para a felicidade.

 

Nota: Esta reportagem foi feita para a edição de janeiro do Terra Ruiva. Mas, por lapso ocorrido na paginação, apesar de estar anunciada na primeira página, a notícia não foi incluída na página devida. A todos os envolvidos e aos nossos leitores pedimos desculpa. 

 

Acrescente-se ainda que entretanto já estão na posse do Clube da Batucada os instrumentos adquiridos pela Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines. A entrega dos mesmos foi feita na semana passada. 

Veja Também

Mãos que partilham, em São Bartolomeu de Messines

Um grupo de residentes estrangeiros criou, recentemente, em São Bartolomeu de Messines, uma associação de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *