Home / Sociedade / Educação / Projeto Escola Integrada, Escola Inclusiva, na Secundária de Silves

Projeto Escola Integrada, Escola Inclusiva, na Secundária de Silves

Torna-se cada vez mais premente a função interventiva da escola como modelo promotor de valores humanos e democráticos fomentadores da realização pessoal e social, em sintonia com os estudos internacionais que apontam para a ineficácia da orientação com base na competitividade.
Neste momento, o Agrupamento de Escolas de Silves já realiza trabalho colaborativo e interdisciplinar nas várias vertentes e níveis de ensino.
De forma a desenvolver este trabalho colaborativo e interdisciplinar, um grupo de seis professores, e um funcionário, do Agrupamento de Escolas de Silves desenvolveu, durante um ano e meio o projeto com o título Escola Integrada, Escola Inclusiva.

Este plano atuou em duas áreas distintas:
1. Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
2. Inclusão dos alunos estrangeiros com dificuldades linguísticas.

O grupo de trabalho, numa primeira fase participou em atividades de observação direta, sessões de formação, colóquios, seminários em Itália e Chipre nomeadamente, onde recebeu informação, aprofundou conhecimentos de competências inovadoras de práticas inclusivas e diversificadas.

Numa segunda fase elaborou um plano de melhoria com vista a implementar um conjunto de medidas que divulgaram à comunidade educativa no sentido de incutir a um maior número de pessoas a necessidade de conhecer e a experimentar novas práticas diferenciadas e inovadoras. Uma série de materiais foram disponibilizados realizando-se ações de formação de curta duração e implementando um conjunto de medidas que estão neste momento a ser experimentadas de forma a satisfazer os objetivos iniciais do projeto.

Texto e Foto: Escola Secundária de Silves

Veja Também

Feira Medieval de Silves propõe ao visitante a gastronomia da época na “Mesa Real”

Um banquete, no qual os participantes se sentirão “À Mesa Real”, é uma das propostas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *