Home / Sociedade / Cultura / Festival de Música Al-Mutamid de regresso a Silves

Festival de Música Al-Mutamid de regresso a Silves

Estão de regresso ao Algarve as músicas e danças de raiz provenientes do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo Oriental.
A 19ª edição do Festival de Música Al-Mutamid arrancou no dia 25 de janeiro com o grupo de música persa Novan Ensemble (Irão) no Convento de São José, em Lagoa.

A Silves, o festival chega no dia 8 de fevereiro, pelas 21h30, quando o grupo “Sephardica”, de Espanha, atua no Teatro Mascarenhas Gregório. Para a reserva e aquisição de bilhetes para o espetáculo em Silves, contactar o 282 440 800.

Este festival itinerante surgiu no ano 2000, e tem vindo a resistir de forma ininterrupta aos altos e baixos que a cultura no Algarve tem vindo a atravessar, ao longo de quase duas décadas.
Este evento é também uma homenagem ao rei poeta al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid, que foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada.
Excelente poeta, “al-Mutamid foi o mais liberal, magnânimo e poderoso de todos os taifas de al-Andalus. O seu palácio foi a pousada dos peregrinos, o ponto de reunião de todos os engenhosos, o centro a donde se dirigiam todas as esperanças…” (Ibn Jaqan).

Veja Também

Exposição sobre o Castelo de Silves, na Mostra da Laranja

“O Castelo de Silves, memórias em tons de cinzento” é a exposição que estará patente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *