Home / Sociedade / Cultura / Manuel Neto dos Santos apresenta novo livro em Alcantarilha

Manuel Neto dos Santos apresenta novo livro em Alcantarilha

Manuel Neto dos Santos, poeta, natural de Alcantarilha, apresenta no dia 20 de janeiro, na sua terra natal, a sua obra mais recente “Canto Crescente”, com a chancela da Arandis Editora.

A apresentação será às 16h, na Sociedade Recreativa Alcantarilhense.

De sublinhar que, este ano de 2019, Manuel Neto dos Santos comemora 30 anos de publicações e 60 anos de vida, sendo este o evento de arranque dessas comemorações.

Manuel Neto dos Santos

Poeta, actor, declamador, tradutor. Nasceu em Alcantarilha- (Silves-Algarve) – a 21 de janeiro de 1959.

Autor de importante e multifacetada obra poética, grande parte dela ainda inédita. Nas 23 obras já editadas, espelha-se a sua essência lírica e telúrica, remetendo-nos para uma clara e marcante ascendência arábico-andalusa, nos claros sensualismo, ritmo e luminosidade narrativos. A riqueza de todo um léxico linguístico onírico aliada a uma frescura de  “voz poética”  tão livre, única, quanto universal.

“Um poeta inteiro numa poética maior, metafísico-existencial. O lirismo, todo ele difuso, espelhando emoção e sentimento, percebe-se na sua já vasta obra, onde a vertente intuitiva consegue apreender algo das efémeras e superficiais vivências de carácter comocional, de tonalidade afectiva intensa, onde a ruptura do impressionável se conjuga com a do intuitivo. Como poeta maior, Neto dos Santos revela-nos a sua tendência para situar-se fora de qualquer temporalidade em clara ligação com as profundezas viscerais da terra e dos seus entes, comos insondáveis mistérios da vida, novos, inquietos, subversivos. Dr. José Varela Pires

Nos seus trabalhos de actor divulga,  em prisões, escolas e bibliotecas, em monólogos, João de Deus, Bocage, al-Mutamid. Colaborador  assíduo de inúmeras revistas de poesia, tanto em Portugal como em Espanha. Em reconhecimento pela sua vasta actividade literária quer no que diz respeito a obra própria como na divulgação de poetas  portugueses e espanhóis, a Arandis Editora criou o Prémio Literário de Poesia Manuel Neto dos Santos , agora na sua quarta edição anual .

 

 

 

 

 

Veja Também

Dia Mundial da dança em Armação de Pêra, com aulas livres

A Associação de Dança Stam celebra o Dia Mundial da Dança, com aulas de Hip …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *