Home / Vida / Psicologia / Livro da Vida… Episódio XII – Reencontro!

Livro da Vida… Episódio XII – Reencontro!

Estamos no fim de mais um ano. Dezembro é pelas festividades do Natal e fim de ano, um mês de regresso os valores da família, do estar junto, de preparar para o novo ano que se aproxima. É também um mês de consumismo, em que se tentam compensar as ausências com uma ”boa prenda de Natal”. No seguimento das várias reflexões e partilhas que fui fazendo com os leitores ao longo deste ano, a minha sugestão é que este Natal seja um momento de reencontro consigo próprio, preparando o caminho para o novo ano com base nas escolhas e opções que quer fazer, por forma a construir uma vida mais feliz com mais sentido.

Quando vivemos uma vida determinada por padrões sociais, com pouca autenticidade, não refletindo os nossos sonhos e quereres, a insatisfação e algum sentimento de culpa ganha espaço e leva a que nos questionemos sobre o rumo que estamos a seguir, ou como diz a canção, “onde foi que me perdi?”.
É importante voltar à nossa essência, à nossa alma, sem enviesamentos, pois a verdadeira transformação acontece a partir de dentro. Quem pouco se conhece, segue sempre o trajeto comum, nunca tenta o novo e vive numa eterna mesmice por medo de descobrir qualquer coisa que fuja ao que acha que se espera de si, ao socialmente correto, ao “normal” percurso da vida, como se a vida individual fosse cópia de um mesmo guião.

Lutar contra padrões e olhares que quebram a nossa alegria, a nossa vontade, o nossos sonhos, o nosso apetite pela vida, não significa lutar contra os outros, significa lutar por um sentido próprio. É preciso aprender a questionar, ponderar, relativizar, filtrar antes de absorver tudo o que ouvimos e vemos. A vida coloca no caminho as oportunidades de crescimento e aprendizagem, saibamos aproveitar as crises e os momentos de glória e conquista, como momentos geradores de oportunidades de mudança, de transformação e de reencontro connosco próprios.

Que este Natal traga a todos o melhor presente de todos: o reencontro consigo próprio e um Novo Ano pleno de sentido!

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”
Charles Chaplin

Veja Também

“Mindfulness” para graúdos e miúdos

“Mindfulness é para Graúdos e Miúdos” é o tema em destaque de um Workshop promovido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *