Home / Algarve / Universidade do Algarve entre as melhores do mundo em Tourism Management

Universidade do Algarve entre as melhores do mundo em Tourism Management

São vários os atrativos que colocaram Portugal no mapa dos melhores destinos do mundo. Mas a Região de Turismo do Algarve (RTA) acredita que o futuro do turismo está na investigação e na formação académica, indispensáveis para alavancar o desenvolvimento do setor mais profícuo em Portugal. A Universidade do Algarve (UAlg) tem tido um papel de destaque nesta área e alcançou uma posição de relevo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, um dos mais prestigiados no mundo. Em 2018, este ranking destaca o desempenho da UAlg na produtividade científica e na qualidade de investigação em Hospitality & Tourism Management.

«É com grande satisfação que vejo a Universidade do Algarve integrar a lista dos melhores do mundo na investigação em Turismo. Sem ciência não há progresso económico e social, e o setor turístico necessita de investigação de excelência que nos permita antecipar o futuro e corresponder eficazmente às dinâmicas turísticas, dotando-nos da capacidade de influenciá-las a nosso favor» explica o presidente da Região de Turismo. «A excelência do Turismo em Portugal resulta também da qualidade da investigação da UAlg, e este é mais um extraordinário contributo da região para o bom momento turístico do país», conclui João Fernandes.

O responsável pela entidade regional de turismo sempre destacou a importância da inovação e da capacitação profissional para o turismo no Algarve, e definiu como prioridade a captação de talento e a aposta na qualificação profissional e na investigação.

A UAlg e o Centro de Investigação CIEO / CinTurs têm vindo a assumir-se como um dos principais players nacionais e internacionais em investigação na área do Turismo. A academia oferece ainda de licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, assim como uma pós-graduação, quatro mestrados e um doutoramento na área.

O ranking de Shangai avalia 52 áreas científicas, nas quais são listadas até 500 instituições de ensino superior, de entre mais de 1400 instituições provenientes de 80 países. Baseia-se em indicadores de produtividade científica e qualidade de investigação, designadamente, no número de artigos publicados, qualidade das publicações, número de citações, artigos publicados com colaboração internacional e prémios de investigação. Este ano a UAlg surge neste ranking em cinco áreas, com destaque para o Tourism Management, posicionado entre os lugares 100-150.

Veja Também

BE não quer mais nenhuma estação dos CTT encerrada

O Bloco de Esquerda exige a reabertura imediata das estações dos CTT e a proibição …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *