Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Voluntários plantaram em Silves mais de 5000 árvores

Voluntários plantaram em Silves mais de 5000 árvores

Um grupo de voluntários plantou na Herdade de São Bom Homem, em Silves, 5.500 árvores, no âmbito da “Operação Montanha Verde”, promovida pela Zoomarine com o apoio da Câmara Municipal de Silves.
A iniciativa decorreu no dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, e nela estiveram também presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Silves, Mário Godinho e o fundador e presidente do Conselho de Administração do Zoomarine, Pedro Lávia.

Pedro Lavia, do Zoomarine, e Mário Godinho, da CMS (Foto Câmara Municipal de Silves)

De referir que esta 3ª edição da Operação Montanha Verde, que teve o Alto Patrocínio do presidente da República, além do concelho de Silves, abrangeu também os concelhos de Loulé. Monchique e Portimão, sendo que no total foram plantadas 21.000 novas árvores nestes territórios afetados por incêndios nos últimos anos.

Promovida pelo Zoomarine, a “Operação Montanha Verde” duplicou este ano o esforço de 2017, com mais 2 concelhos e mais 10.600 árvores, tendo todas as plantações, 5.000 a 5.500 árvores por concelho, sido concretizadas de acordo com os respetivos planos técnicos. Foram parceiros oficiais do projeto, os Municípios de Monchique, Portimão, Loulé e Silves, a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Marinha Portuguesa, sendo de realçar a ALGAR, que ofereceu o composto Nutriverde para a plantação, a ASPAFLOBAL – Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio, o Autódromo Internacional do Algarve, e os colaboradores de todas a entidades, incluindo as equipas de Sapadores, de Bombeiros e da Proteção Civil.
A plantação das novas árvores insere-se na iniciativa “TOGETHER WE PROTECT”, que tem como objetivo contribuir para um Algarve mais verde. A “Operação Montanha Verde”, já plantou 37.400 árvores no Algarve, tendo como plano voltar no Outono de 2019 e duplicar o esforço, ou seja, alargar a ação a 8 concelhos e plantar 42.000 árvores.

Antes disso, a 12 de maio de 2019, acontecerá a Operação Praia Limpa, a qual visa fazer mais pelo mar e pelas praias algarvias.

O grupo de participantes (Foto CMS)

Veja Também

Continua o programa de animação de Natal na baixa de Silves

Em Silves, a Praça Al-Muthamid continua a ser o centro da animação natalícia, na cidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *