Home / Vida / Psicologia / Livro da Vida… Episódio XI – Transformação!

Livro da Vida… Episódio XI – Transformação!

Livro da Vida…Capítulo 2018 – Episódio XI– Transformação!

Na edição de outubro partilhamos uma história que pretendia promover alguma reflexão sobre a forma como interagimos com o mundo em nosso redor, como percecionamos os outros, como olhamos através dos nossos olhos e conseguimos olhar através dos olhos do outro. Este mês gostaria de partilhar algumas reflexões sobre a importância de voltar à nossa essência, à nossa alma, sem enviesamentos, pois a verdadeira transformação acontece a partir de dentro.

Peguemos no exemplo da pipoca. Como pode o milho transformar-se numa macia e saborosa pipoca, sem passar pelo fogo? A forma como aceitamos e lidamos com os desafios da vida, integrando as experiências e o que elas nos trazem de aprendizagem, por muito dolorosas que sejam, é fundamental para esse processo de transformação que nos ajudará a ser o melhor de nós próprios. O fogo leva à explosão do milho e faz surgir a pipoca, sem esta passagem esta seria sempre um grão de milho mirrado.

As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo da vida, quando somos colocados perante situações inesperadas, umas dolorosas (perdas, dificuldades financeiras, rejeição, ansiedade, depressão,) outras positivas (conquistas, momentos de superação, alegrias…). A vida é feita de altos e baixos, não é uma linha reta, mas sim caminho principais e muitos atalhos. Quem se recusa a viver cada momento, quem não passa pelo fogo, dificilmente descobre a “pipoca “ em que se pode transformar.

O processo de transformação a partir de dentro é um desafio, pois obriga-nos a sair da “casca dura” do milho mirrado. O fogo assusta, pois muitas vezes não se imagina a possibilidade de reconstrução, de transformação, não se imagina um destino diferente. A “zona de conforto” transmite uma segurança aparente, por isso sair dela parece um passo de gigante, impossível de dar. Pode-se sempre ficar como aquele milho que aparece no fim do tacho e que nunca estoura, recusando a mudança, como se a sua forma de ser fosse a única possível. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
A vida colocamos no caminho as oportunidades de crescimento e aprendizagem, acende o fogo que gera a oportunidade de transformação, assim aprendamos a olhar o mundo pelos nossos olhos e dos outros, mas nos transformemos primeiros a nós próprios.
O que escolhe ser? O milho mirrado de casca dura e grossa, ou a pipoca macia e saborosa que enfrenta o fogo da vida?

“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda as Perguntas…”

Extraído do livro “O amor que acende a lua” de Rubem Alves

Partilhe a sua opinião, ideias, pensamentos, …helenamapinto@gmail.com

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins

Horóscopo Semanal Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 Carta Dominante: Ás de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *