Home / Sociedade / Cultura / Lançamento do 2º volume da obra “O Gharb al-Andalus”, de Garcia Domingues

Lançamento do 2º volume da obra “O Gharb al-Andalus”, de Garcia Domingues

O Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS) vai lançar o II Volume da obra “O Gharb al-Andalus – Textos de Garcia Domingues”, no dia 24 de novembro, às 17h30.
A apresentação será feita por Adalberto Alves e decorre na sede do CELAS, na Casa da Cultura, em Silves (Largo da República).

«José Domingos Garcia Domingues, um dos nossos mais notáveis arabistas da segunda metade do século XIX, deixou-nos uma preciosa herança e um inigualável legado sobre os mais diversos domínios da história, da cultura, da diplomacia, da geografia e das gentes do Gharb al-Andalus que, infelizmente, tem vindo a ser esquecido.

O CELAS entendeu ser da maior relevância reabilitar a sua memória e a sua obra e, nesse sentido, entre outras intervenções, reeditou a “A História Luso-Árabe”, de 1945, edição única apesar da sua importância no conhecimento da nossa História e, simultaneamente, dedicou-se a recolher os seus textos dispersos, publicados em revistas, jornais, atas de congressos e mesmo manuscritos, que refletem o seu vasto saber sobre o Gharb al-Andalus.

Dessa investigação resultou a publicação de um primeiro volume intitulado “O Gharb al-Andalus – Textos de Garcia Domingues” e agora apresenta a sua continuação. Ambos integram sobretudo estudos sobre regiões e cidades do Gharb.”

Veja Também

Estudo de avaliação de risco de inundações apresenta Silves com várias situações críticas

O relatório “Avaliação preliminar do risco de inundações em Portugal Continental”, documento que se encontra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *