Home / Concelho / “O desafio do futuro é a qualidade” – Piscinas Municipais de Silves atingem níveis de excelência

“O desafio do futuro é a qualidade” – Piscinas Municipais de Silves atingem níveis de excelência

A Escola Municipal de Natação foi distinguida pela Federação Portuguesa de Natação com a Certificação de Qualidade de Nível 2, que reconhece “níveis de excelência” em diferentes áreas desta escola.
O galardão foi entregue à autarquia de Silves, que esteve representada pelo chefe de Divisão do Desporto, Jorge Ponciano e pela técnica Márcia Manteigas, numa cerimónia que decorreu no dia 13 de outubro.
Poucos dias depois, o Terra Ruiva visitou o Complexo das Piscinas Municipais de Silves para se inteirar das razões que levaram à atribuição desta certificação e conhecer melhor a “revolução” que aqui se tem verificado.

A Certificação de Qualidade da Federação Portuguesa de Natação (FPNCQ18) atribui o Nível 2 à Escola Municipal de Natação, localizada no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, por reconhecer “níveis de excelência no âmbito da liderança/coordenação, planeamento, recursos humanos, recursos materiais, parcerias, processo formativo, processos de gestão, processos de suporte, resultados (ensino-aprendizagem, clientes, sociedade e recursos humanos).”
Este nível foi atribuído “de forma algo excecional”, já que entrou para o “Programa Portugal a Nadar” apenas a 3 de setembro de 2017, e seria expectável que em 2018 atingisse o Nível 1, mas a qualidade do trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Natação permitiu a atribuição do Nível 2.

Márcia Manteigas e Jorge Ponciano representando o Município de Silves na atribuição do galardão

Com a atribuição deste segundo nível, as Piscinas Municipais de Silves entraram num núcleo “muito restrito” que detém esta classificação. Um facto que orgulha os responsáveis por este sucesso, do executivo municipal aos técnicos que aqui trabalham. Mas, a possibilidade desta “entrada direta” tem um segredo: “fizemos antes muito trabalho de casa”, conta Jorge Ponciano, responsável da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Silves.
Algum desse trabalho é bem visível aos olhos do público que frequenta este espaço, como a decoração e remodelação da receção ou a remodelação do bar (em fase de conclusão), ou até a instalação de mais fraldários. Nos balneários foram instaladas cortinas para permitir a privacidade nos duches e foram criadas casas de banho que permitem aos pais acompanharem os filhos.

O fraldário

Ainda a pensar no conforto dos utentes, foi criado um espaço de babysitting, onde as crianças podem ficar, gratuitamente, enquanto os pais praticam alguma atividade.
Alterações que talvez pareçam pouco significativas, mas “além de criarem zonas de conforto e de privacidade”, como diz Jorge Ponciano, representam, de facto “uma mudança de paradigma” .

Espaço babysitting

Mudanças foram também efetuadas a nível das condições de trabalho dos funcionários. Uma delas foi a criação de um espaço próprio para refeições, com mesa e alguns eletrodomésticos, já que estes faziam as refeições numa casa de banho onde tinham sido instaladas prateleiras (e uma tábua a tapar a sanita).

Foi também criada uma arrecadação para guardar os produtos e equipamentos de limpeza, que não existia nem estava prevista no projeto. A todos os trabalhadores foi distribuída roupa própria, incluindo fatos de banho, que os distingue enquanto funcionários da autarquia.

Para Jorge Ponciano tudo isto se insere no mesmo movimento, “pequenas intervenções mas muito benéficas” com o objetivo de “criar mudanças e dar condições aos utentes e aos técnicos”. Também no que respeita a estes últimos foi feito um forte investimento para que todos tivessem as qualificações exigidas e estivessem certificados, antes da avaliação da Federação Portuguesa de Natação.
Melhoradas as condições de trabalho dos funcionários, melhoradas as condições para os utentes, o resto até pareceu fácil. Mas é de destacar que não é. Com a classificação de nível 2, as Piscinas Municipais de Silves alcançaram não só um feito inédito a nível do Algarve, como conseguiram lugar num grupo restrito de 4 ou 5 piscinas nacionais, como a de Gondomar ou do Sporting CP, que se encontram neste patamar.
“Há muito a ideia de que os serviços públicos têm que ser maus, nós temos feito precisamente o contrário. Não temos os orçamentos de muitos milhões que outras autarquias têm, mas a nossa pequenez não nos impede de querer fazer coisas extraordinárias”, afirma o chefe da Divisão de Desporto. “Queremos continuar a fazer melhor e a afirmarmos-nos como uma escola de natação de qualidade.”

Continuar a crescer

O grande desafio que agora se coloca a este serviço é o de continuar a crescer e conseguir dar resposta às solicitações, pois o espaço existente é limitado e já existem, por exemplo, listas de espera para certos níveis de natação e também o ginásio está sobrelotado, havendo planos para proceder à sua ampliação num futuro próximo.
“A presidente Rosa Palma tem dito que o desafio do futuro é a qualidade e é para isso que temos de trabalhar. Por isso não fazemos questão de ir a correr atrás do 3º Nível de Certificação, temos o nosso ritmo de trabalho, se nos permitirem trabalhar, lá chegaremos…”, esclarece Jorge Ponciano.

Atualmente, o Complexo das Piscinas Municipais do Algarve disponibiliza as modalidades de natação (vários níveis), hidroginástica, fitness, ginásio. Recentemente acrescentou a modalidade de aquaflow (fitness na água sobre pranchas), sendo a única piscina no Algarve que oferece este serviço.

Tem também um Gabinete de Avaliação do Perfil de Saúde e da Atividade Física onde o utente pode fazer, gratuitamente, a sua avaliação física recebendo depois um programa de treino personalizado.
Brevemente será possível a prática de outras modalidades no Campo Multiusos, cuja obra está em fase de conclusão, no espaço exterior frente às Piscinas Municipais.

Veja Também

Vai ser inaugurado, em Silves, um monumento de homenagem aos soldados mortos no Ultramar

Um monumento evocativo dos soldados que perderam a vida na Guerra do Ultramar vai ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *