Home / Algarve / GALP anuncia que desiste da exploração de petróleo no Algarve

GALP anuncia que desiste da exploração de petróleo no Algarve

O consórcio ENI/Galp decidiu abdicar da pesquisa e eventual exploração de petróleo ao largo da costa de Aljezur, segundo Carlos Gomes da Silva, atual presidente da GALP.
Esta decisão foi avançada ontem, dia 29 de outubro, no decorrer de uma conferência de imprensa sobre os resultados do terceiro trimestre da empresa. Na origem desta decisão estará o que o presidente da GALP classificou como constrangimentos legais. Recorde-se que a realização do furo, prevista para este mês de outubro, foi suspensa por uma providência cautelar aceite pelo tribunal, impedindo o consórcio de cumprir a calendarização que estabelecia a concretização desta etapa do processo durante o ano de 2018.

Esta notícia foi recebida com satisfação por parte de várias entidades, nomeadamente a AMAL e pela PALP, a organização que agrega as forças que desde o início têm conduzido a oposição à exploração de petróleo no Algarve mas, para já, existe alguma prudência no entusiasmo, porque é necessário confirmar se esta é uma decisão definitiva ou se trata de um adiamento.

“São animadoras as recentes notícias de que a Eni e a Galp terão desistido, pelo menos, do furo de Aljezur. As implicações da desistência anunciada ainda não são conhecidas, por isso, continua a ser importante que os nossos processos judiciais, que ainda correm em tribunal, se decidam em desfavor do Ministério do Mar, da Agência Portuguesa do Ambiente e das contra-interessadas ENI e Galp. Decisões que nos sejam favoráveis podem criar jurisprudência contrária a futuras tentativas de explorar hidrocarbonetos em Portugal, que continua a ser possível enquanto a Lei o permitir”, escreve a PALP.

Veja Também

Segurança Social em Messines, sem condições, afirma o PCP

O deputado do PCP, Paulo Sá, questionou recentemente o Governo sobre as deficientes condições de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *